Colunas

'Grupão' começa a se ajeitar pensando nas eleições de 2024: quem são os nomes?



DESENHANDO
Um ano e meio após as últimas eleições e faltando dois anos para que o cenário do próximo pleito comece a ser definido, é hora de aproveitar o marasmo eleitoral para entender como estão posicionados os possíveis sucessores do prefeito André Pessuto (UB). Sem especulações e notícias plantadas, típicas dos períodos que antecedem eleições, esse é um bom momento para um quadro bastante realista sobre, porque não, o futuro de Fernandópolis.

PRIMEIRO
No texto deste sábado, para não gerar confusão no amigo leitor, vamos focar nos possíveis candidatos da situação.

FORA
A grande incógnita eleitoral em junho de 2022 é sobre quem seria o candidato do grupo que está no poder. O nome mais natural seria do próprio vice, Artur Watson (PSDB). Mas como um vice artificial desses pode ser um nome natural para a sucessão? Pesquisas recentes mostraram que Artur é desconhecido da maior parte da população. Talvez seja pelos anos praticamente longe de Fernandópolis.

BUSCA
Nome preferido deputado federal Fausto Pinato (PP), Artur ter empacado antes mesmo de ter começado antecipa alguns movimentos. Fausto conversou com aliados, entre eles o Chefe de Gabinete, Rodrigo Ortunho (UB), para que fiquem atentos a uma possível “convocação”. Há um pensamento que mais importante do que nomes, é a máquina administrativa, o que possibilitaria uma eleição competitiva.

PRA CONSTAR
Obviamente, uma hipótese improvável, mas caso Fausto não consiga a reeleição, é mais do que natural sua candidatura. Mas nem vamos nos alongar nessa, é bastante difícil que Fausto não esteja na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2023.

EDIS
Na Câmara os vereadores Murilo Jacob (MDB) e João Pedro (PSDB) são dois que certamente colocarão seus nomes à disposição do grupo. Nos últimos cinco anos e meio ambos foram, possivelmente, as duas figuras de maior destaque no Legislativo fernandopolense.

DESTAQUE
Murilo com as questões envolvendo, principalmente, a Santa Casa, e João Pedro, curiosamente, quando era da oposição e não dizia amém para tudo que vem da administração. Também são nomes com conhecimento técnico da administração.

NO PEITO
Irmão de Fausto e presidente da Câmara, Gustavo Pinato (UB) é daqueles que já afirma, categoricamente, que será candidato a prefeito em 2024. Confia na sua popularidade para, baseado em pesquisas, se cacifar como nome do grupo.

LOGO ALI
2024 está mais perto do que parece. Se é momento ou não, o fato é que a maioria dos nomes acima trabalha, de um jeito ou de outro, pela próxima eleição. Na coluna do próximo sábado traremos a situação fora – ou nem tanto assim -, do grupão. Até lá!


Humores e Rumores

Os bastidores, repercussões e especulações da política local você lê aqui

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.