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90% dos pais notam melhora no comportamento dos filhos após inclusão de aprendizagem socioemocional nas escolas



Cerca de 9 em cada 10 pais ou responsáveis notam melhora no comportamento dos filhos após um ano de ensino socioemocional dentro de sala de aula. A informação vem de uma pesquisa inédita feita pelo Programa Semente em parceria com a Prefeitura de Campanha (MG).

O levantamento, feito com mais de 400 pais em duas escolas públicas da cidade, mostra que, em menos de 12 meses em contato com a aprendizagem socioemocional, estudantes de 6 a 11 anos pensam mais antes de agir, reagem melhor quando são contrariados e conseguem controlar a raiva. As mudanças mais notadas são:

Além disso, com o Programa Semente, cerca de 50% dos pais informaram que os filhos têm falado mais sobre suas emoções, sendo que 33% disseram que a criança tem respeitado mais os familiares, amigos e professores, e 23% estão controlando mais a raiva. E ainda: 68% dos pais relataram que o filho teve uma melhora significativa na convivência social. “A pesquisa comprova que o Programa vem sendo bem-sucedido”, afirma Eliane Vilela, assessora pedagógica do Programa Semente.

De acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino de habilidades socioemocionais será obrigatório nas escolas públicas e privadas a partir de 2020. A nova exigência vem de acordo com pesquisas internacionais, que comprovam a melhora no comportamento social e acadêmico dos jovens que tiveram contato com programas do tipo durante a infância e adolescência.

Além disso, esses estudantes costumam apresentar menos problemas de conduta, menor incidência de transtornos mentais e menor uso de drogas psicoativas.

Como funciona

O Programa Semente está no dia a dia de mais de 45 mil alunos no Brasil, norteando a formação socioemocional de estudantes do Ensino Básico por meio do ensino de cinco domínios: empatia, autocontrole, autoconhecimento, decisões responsáveis e habilidades sociais.

Além do material didático, professores e gestores recebem orientação e acompanhamento constante para aplicar a aprendizagem socioemocional em sala de aula. Segundo Eliane Vilela, o engajamento da comunidade escolar é essencial para o melhor aproveitamento do programa.

“Nós víamos os livros dos alunos todos os meses para saber como estava o andamento do cronograma das aulas e os professores abraçaram o Programa de uma forma excelente. A mudança notável no comportamento dos alunos vai ao encontro das expectativas das famílias”, conclui Eliane.

Sobre o Programa Semente (www.programasemente.com.br) – Com uma abordagem moderna e inovadora, o Programa Semente está presente em escolas brasileiras contribuindo para o desenvolvimento socioemocional de alunos e educadores. A partir de um material escrito por educadores, médicos e psicólogos, sua metodologia possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula questões como sociabilidade, autoconhecimento, autocontrole, empatia e decisões responsáveis, entre outras habilidades, cada vez mais presentes no mundo do trabalho e nas principais avaliações internacionais de educação. Desta forma, o Programa Semente contribui para a alfabetização emocional.


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