Tecnologia

WhatsApp apresenta mudanças; veja quais



O ano de 2021 tem sido, até o momento, de grandes novidades nas ferramentas do WhatsApp, mensageiro controlado pelo Facebook, de Mark Zuckerberg. Adições nas funções de mensagem, de áudio e de ligações procuraram adaptar recursos para o aumento de uso da plataforma durante a pandemia de covid-19, que forçou o aumento intensivo da digitalização em todo o mundo.

Além dos incrementos funcionais, a empresa ainda enfrentou meses turbulentos por conta da nova política de uso do WhatsApp, que agora olha para o mercado na sua versão para negócios (WhatsApp Business) e quer oficializar o compartilhamento de informações com o Facebook para fins publicitários.

As mudanças acontecem depois de o concorrente Telegram aumentar o número de usuários no Brasil. Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil, o WhatsApp segue na liderança com a presença em 98% dos smartphones. O Telegram aparece em quarto lugar, mas vive um momento de forte crescimento. Em 2018, o Telegram estava presente em 15% dos celulares brasileiros, enquanto hoje o número é de 45%.

Algumas mudanças são esperadas na interface do aplicativo. Por exemplo, as linhas que separam as conversas na tela inicial do app devem sumir. Os balões das mensagens também vão passar por mudanças. Os contornos vão ficar mais arredondados. As alterações devem ficar disponíveis em versão de teste para alguns usuários, para então serem liberadas para todos.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Tecnologia