Saúde

Vacina contra a gripe está disponível para toda população



A Prefeitura de Fernandópolis liberou a vacina contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias. A medida foi definida pelo Ministério da Saúde e Governo do estado de São Paulo e visa à proteção da população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde.

A campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos. A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

Embora a imunização não esteja mais restrita aos grupos prioritários, é fundamental que todos que fazem parte do público-alvo tomem a vacina, principalmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos, grupos esses que apresentam cobertura abaixo da meta preconizada de 90%.

Também é importante destacar que é maior o risco das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de adoecimento e desenvolver complicações devido à influenza. Todas as unidades de saúde possuem doses da vacina. Crianças até 06 anos de idade e gestantes devem ir ao posto de saúde do Por do Sol.

Fernandópolis atingiu até o momento 86,78% do público-alvo da campanha, sendo 57,83% das crianças; 54,21% das gestantes; 100% dos trabalhadores da saúde; 88,64% das puérperas; 39,09% dos adultos de 55 a 59 anos; e 100% dos idosos.

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “Com a vacina nós oferecemos proteção para as pessoas que são mais vulneráveis e evitamos que elas precisem procurar os serviços de saúde neste período de pandemia”, disse o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.


Mais sobre Saúde