Cidades

SP acaba com toque de restrição e aumenta ocupação do comércio para 80%



O governador João Doria anunciou que a partir do dia 1° de agosto vai abolir o toque de restrição nas 645 cidades do Estado de São Paulo e aumentará para 80% a ocupação nos estabelecimentos comerciais.

Entre 1º de agosto e 16 de agosto, haverá uma "fase de transição", com a ampliação do horário máximo das 23 horas para a meia-noite e uma ocupação limite de 80%.  A nova fase é chamada de "retomada segura" pelo Governo do Estado.

A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, sobe para 80%. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.

Já a partir do dia 17 agosto, terá fim no Estado de São Paulo o horário de funcionamento e de ocupação de estabelecimentos não essenciais. “São Paulo teve uma queda substancial de casos, internações e, felizmente, de óbitos, porque aqui seguimos protocolos de saúde e a orientação da medicina”, disse Doria.

Apesar da flexibilização, eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

O Governo do Estado mantém a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias. Também seguem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, sob rígido cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social.


Mais sobre Cidades