Economia

SISBI Fernandópolis: Empresas com selo de inspeção crescem no mercado nacional



Fernandópolis é um dos poucos no Brasil que estão autorizados pelo Ministério da Agricultura a conceder o selo SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Em atividade desde o segundo semestre de 2019 no município, o SISBI permite que as empresas do ramo de produtos de origem animal possam vender para todo o território nacional. A empresa, que antes precisava tramitar toda a documentação em Brasília hoje pode realizar todo o processo em Fernandópolis, desde que esteja regulamente instalada no município e siga rigorosamente todas as etapas para a certificação.

Até o momento, duas empresas instaladas em Fernandópolis conseguiram finalizar todas as etapas do processo e já possuem o selo SISBI. Uma das empresas é do ramo de pururucas e a outra do ramo frigorífico. “Essa sem dúvida nenhuma foi uma das maiores conquistas da história de nossa cidade. Para um município ser autorizado a conceder SISBI, ele passa por um rigoroso processo técnico de avaliação e nós conseguimos. Nossa equipe foi altamente competente e o resultado foi a homologação de Fernandópolis”, destacou o prefeito André Pessuto.

O processo para a certificação com o selo para a empresa é longo e exige muitos esforços. Nas etapas são verificadas pela equipe de inspeção da Prefeitura toda a parte estrutural da empresa, que precisa rigorosamente se adequar. É necessária a instalação de uma sala exclusiva para a equipe do SISBI na empresa, é analisada toda a parte de fornecedores, documentação, e após todos os trâmites a certificação é concedida.

 Todos os produtos de origem animal estão sujeitos à prévia inspeção sanitária e industrial, sendo de competência da União e dos Estados. Com essa autorização, Fernandópolis, desde o início de 2020, conseguiu independência para essa fiscalização com os mesmos padrões de excelência realizados pelos órgãos federais e estaduais. Com frequência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde recebem empresários interessados em conhecer Fernandópolis, consequentemente nas possibilidades para futura certificação SISBI.

 

EMPRESA CRESCENDO CO O SISBI

O empresário Ricardo Marques instalou seu frigorífico e construiu uma unidade no município. “O SISBI foi fundamental para a decisão de montar esse negócio em Fernandópolis”, destacou o empresário na época da instalação. Há poucas semanas a empresa divulgou nas redes sociais a informação de que após um ano com o selo SISBI, chegaram à marca de mais de 50 toneladas de carne processada e distribuída para diversas regiões do Brasil, em especial para todo o estado de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O empresário espera superar essa meta nos próximos balanços.

 

31 CIDADES AUTORIZADAS PELA UNIÃO PARA O SISBI

SÃO PAULO – Fernandópolis, Itapetininga, Itu, Ibiúna, Joanópolis, Rio Claro

MINAS GERAIS – Araguari, Uberlândia

PARANÁ- Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Santo Antônio da Platina

RIO GRANDE DO NORTE - Mossoró

GOIÁS – Itajaí, Jataí

SANTA CATARINA – Chapecó, Florianópolis

RIO GRANDE DO SUL – Alegrete, Caxias do Sul, Engenho Velho, Erechin, Glorinha, Marau, Miraguaí, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sant’ana do Livramento, São Francisco de Paula, São Pedro do Butiá


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Economia