Cidades

Secretário de Estado da Saúde confirma Hospital Veterinário em Votuporanga



Prefeitura de Votuporanga

O Prefeito João Dado recebeu uma importante notícia para Votuporanga na última sexta-feira (26/07). O Secretário de Estado da Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira, confirmou a instalação do Hospital Veterinário no Município, em conversa com o Prefeito no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, durante a conquista do 6º lugar no ranking do Programa de Acessibilidade Rural Cidadania no Campo 2019. 

O Secretário de Estado afirmou que utilizará o espaço do Centro de Proteção da Vida Animal (CPVA) para a construção do Hospital Veterinário. “Temos o módulo que a gente obedece de construção e de equipamentos e entregaremos para a Prefeitura um Hospital Veterinário para que ela possa desenvolver proteção à Saúde animal”, afirmou Dr. Germann.

O Prefeito João Dado comemorou a conquista e afirmou que o próximo passo para a implantação do Hospital Veterinário será a cessão de uma área do Centro de Proteção da Vida Animal (CPVA) para que o Governo do Estado possa fazer a construção e aparelhamento do local. “Dessa forma, o Município fará um trabalho regional de assistência e de proteção da vida animal. Temos uma área de 28.750 m², que faz com que tenhamos espaço mais que suficiente para atender a todos os animais de pequeno, médio e grande porte, junto com o convênio com a Unifev, que haverá de produzir como resultado a proteção da vida animal e da vida humana”.

O projeto e plano de trabalho do Hospital Veterinário foram entregues em maio deste ano pelo Prefeito João Dado ao Secretário de Estado da Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira, e ao Coordenador Estadual de Regiões de Saúde, Osmar Mikio, juntamente com o Deputado Estadual e líder do Governo, Carlão Pignatari, e Vereador Dr. Ali, defensor da causa, juntamente com o vereador Chandelly.

O Hospital Veterinário, integrando o Centro de Proteção da Vida Animal e Recanto dos Focinhos, atenderá ao Programa de Proteção da Vida Animal criado nesta gestão do Prefeito João Dado, atendendo à Lei Complementar Municipal 345/2017.

Recanto dos Focinhos

Localizado às margens da Estrada Municipal VTG 342, próxima ao Centro de Zoonoses, no 6º Distrito Empresarial, a área total do terreno conta com 28.750 m², destes, 1.642 m² serão utilizados para o Recanto dos Focinhos, um abrigo de passagem que terá capacidade para abrigar 250 animais, sendo 200 cães, considerando o peso médio equivalente de 10 a 20 quilos, e 50 gatos adultos, podendo ocorrer eventuais ampliações mediante necessidades. No local, os animais serão acompanhados por médico veterinário, receberão vacinas e vermífugos e também poderão passar pela castração e reabilitação para posterior adoção.

De acordo com dados do projeto arquitetônico, o abrigo tem 590 m² de área coberta com piso de concreto polido; 110 m² de área coberta que inclui sala veterinária, recepção, depósito de material de limpeza, dois sanitários e sala de ração; além de 942 m² de áreas de baias descobertas com arborização para livre circulação.

O local já recebeu R$ 1.300.000,00 de investimento, entre a aquisição do terreno, a construção do Recanto dos Focinhos que abrigará os animais, reforma e ampliação em infraestrutura da Estrada, galerias de águas pluviais, esgoto, guias e sarjetas.


Mais sobre Cidades