Saúde

Secretaria de Saúde orienta sobre o atendimento do SAMU em casos de síndromes gripais



O SAMU 192 – Regional Fernandópolis adota uma série de medidas com cuidados especiais durante este período de pandemia de coronavírus (COVID-19). O atendimento é feito em uma ambulância específica para o transporte de pacientes confirmados e com suspeita da doença, seguindo o protocolo municipal.

Quando for preciso acionar o SAMU, o munícipe deve sempre informar se está com sintomas gripais (tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça e falta de ar) para que o médico regulador tome as condutas, como orientações ou envio de viatura específica e com a equipe devidamente paramentada.

Se for necessário o deslocamento da viatura até o local da ocorrência, o paciente e acompanhante deverão estar com máscara e aguardar as orientações da equipe. Para evitar aglomerações e não atrapalhar o atendimento, deverá ficar no local da ocorrência apenas uma pessoa, que fornecerá as informações necessárias caso o paciente esteja impossibilitado. Lembrando que a COVID-19 é uma doença altamente contagiosa.

Paciente com síndrome gripal em atendimento pelo SAMU, ao ser transportado para a referência, apenas levará acompanhante se for: idoso acima de 60 anos, criança até 12 anos, pessoa com necessidade especial, gestante e acamado.


Mais sobre Saúde