CoronaVírus

Saúde alerta para baixa adesão de adolescentes na 2ª dose contra a Covid



A Secretaria Municipal de Saúde orienta todos os adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para que fiquem atentos ao dia que deverão receber a 2ª dose do imunizante.

Com a antecipação de 12 para 08 semanas do intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer, esse público deve observar a caderneta de vacinação e procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, das 08h às 13h, pois os números atuais mostram uma baixa procura dessa faixa etária.     

“Antes de procurar a Unidade de Saúde é importante conferir a carteirinha para verificar a data indicada para retorno ao posto e contar menos 28 dias. Se der a data de hoje, a pessoa já pode receber a segunda dose”, explica Kelgissane Bruzzao Franco da Silva, enfermeira responsável pelo Programa de Imunização do município.

Os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade do acompanhamento do responsável, o adolescente deve estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

“A eficácia da vacina só é constatada se o esquema vacinal estiver completo, portanto, é de grande importância que todos voltem para tomar a segunda dose”, explica o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi. Para os adolescentes é aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer. Trata-se da única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, para essa faixa etária.


Mais sobre CoronaVírus