CoronaVírus

Rio Preto tem transmissão comunitária de coronavírus



Rio Preto tem transmissão comunitária de coronavírus. Dentre os nove pacientes com a doença confirmada, dois contraíram Covid-19 sem terem saído da cidade, ou seja, o vírus está circulando no município. O "dia zero", oficialmente o primeiro de transmissão comunitária, é um marco negativo, pois agrava a situação da epidemia. Há três pacientes internados, sendo dois em UTI - todos são idosos, com 60, 73 e 79 anos.

O número de pessoas internadas, com a doença suspeita ou confirmada, aumentou para 56. Dentre elas, 33 têm menos de 60 anos e 23 são idosos, considerados o grupo de risco. Embora haja pacientes de todas as idades, a grande preocupação da Saúde são os idosos. "Cuide do idoso mais do que nunca. Antes ele poderia ter cuidado com uma pessoa sintomática, com uma pessoa que viajou, hoje não. Ele pode dentro de um ônibus pegar. O vírus circula dentro de Rio Preto", reforçou o secretário de Saúde, Aldenis Borim. "Mantenha em casa. Sei que somos teimosos, queremos sair, ir ao mercado, bater papo com o compadre na esquina, mas vamos evitar. É muito importante."

Foram descartados 40 casos de coronavírus e outros 171 estão sendo investigados, o que coloca cerca de 1,7 mil pessoas em monitoramento. Todos os suspeitos passaram por exames - os mais urgentes estão sendo feitos no Hospital de Base, quando é necessária que a resposta seja rápida porque o estado do paciente é mais grave, mas muitos estão sendo enviados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que não está conseguindo atender à grande demanda.

O "dia zero" de transmissão comunitária ocorreu um mês depois do primeiro caso suspeito de coronavírus em Rio Preto, de um paciente que havia passado pela Itália. A ocorrência acabou sendo descartada. "O Estado já tinha decretado transmissão comunitária no dia 16 de março, dez dias atrás. Só que para nós o dia zero é hoje (quinta). Eu queria fazer um apelo à população: os casos leves procurem o 0800. Evitem ir em unidade de saúde, porque ali terá contato com muito mais pessoas que possam ser suspeitas. Nós aumentamos de seis para 12 ramais de atendimento. Não está demorando muito. Entre em contato", reforça Borim.

Além de 56 pacientes moradores de Rio Preto, há 37 de outras cidades internados nos hospitais da cidade. São 12 profissionais da saúde hospitalizados e mais dez notificações foram recebidas apenas nesta quinta - muitos deles deverão ser afetados pela Covid-19 e há uma grande preocupação, pois eles farão falta na frente de trabalho contra a doença.

Três moradores de Rio Preto que morreram neste mês foram testados para Covid-19. Uma delas é uma gestante de 28 anos cujos primeiros exames deram positivos para gripe comum; o outro é um idoso de 83 anos que faleceu nesta quarta-feira, 25, na Santa Casa; e o último é um homem de 43 anos que estava internado na Santa Casa e apresentava uma pneumonia. O nome deste paciente é Rogério Roncato, que morreu nesta quinta-feira, 26, pela manhã, e será sepultado no Cemitério Jardim da Paz na manhã desta sexta, às 10h30.

O prefeito, Edinho Araújo, destacou durante coletiva de imprensa que o inimigo maior no momento é o coronavírus e que a luta primária é pela vida, de modo que o sistema de saúde não seja sobrecarregado e não entre em colapso.

Profissionais de saúde

Há um médico que atende nas Santas Casas de Rio Preto e José Bonifácio e na Beneficência Portuguesa que está afastado porque teve Covid-19 confirmada. Morador de Rio Preto, sua esposa e sua filha também fizeram os testes da doença, porém os resultados foram negativos. "Ele está bem, na casa dele. Nenhum dos funcionários que teve contato com ele está em quarentena porque não tiveram sintoma", afirma o administrador da Santa Casa de Rio Preto, Valdir Furlan. O Hospital Beneficência Portuguesa informou que o profissional não esteve por lá nas últimas semanas.

Na Santa Casa de José Bonifácio, há quatro funcionários afastados desde o início desta semana, sendo dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. Eles são suspeitos de terem sido contaminados com coronavírus, pois apresentaram sintoma de resfriado e tosse após terem contato com o médico de Rio Preto com Covid-19 confirmada.

Borim informou que as diretrizes do Ministério da Saúde determinam que é necessário isolar apenas os profissionais de saúde sintomáticos, por isso colegas do médico que não ficaram resfriados não foram encaminhados para quarentena.

Estudos

O Hospital de Base de Rio Preto foi convidado a integrar estudos de hospitais brasileiros que vão analisar a eficácia da hidroxicloroquina, substância hoje utilizada contra malária e que estudos apontam poder ser benéfica contra o coronavírus. "A participação nestes dois estudos não foi aprovada até o presente momento pela Diretoria", informou a instituição em nota.


Mais sobre CoronaVírus