CoronaVírus

Rio Preto tem 198 casos em investigação para Covid-19 e 16 confirmados



O número de casos de coronavírus investigados pela Secretaria de Saúde de Rio Preto chegou a 198, o maior até o momento desde a primeira notificação, na última semana de fevereiro. Eram 152 até a última sexta-feira, quando havia sido feito o último balanço. Na semana passada, a pasta anunciou a transmissão comunitária da doença, ou seja, que o vírus está circulando na cidade, não sendo mais "importado" de outros locais com transmissão estabelecida.

"Quando você tem um caso importado, tem um controle. Quando tem transmissão comunitária, perde esse controle, então esse aumento é por causa da transmissão comunitária", diz o secretário de Saúde, Aldenis Borim.

No domingo, 29, foram confirmados mais quatro casos de Covid-19. Pacientes são duas mulheres, de 53 e 59 anos, e dois homens, de 37 e 70 anos. Três dos casos são importados e um não possui histórico de viagem. O idoso está internado e os outros estão em isolamento domiciliar.

A pasta pretende anunciar nesta terça-feira, 31, um estudo baseado em outros locais com a doença para projetar o momento de pico do coronavírus em Rio Preto. Borim adiantou que a partir da próxima semana pretende fazer um teste populacional: cerca de 50 pessoas assintomáticas serão testadas todos os dias para medir o nível de circulação do vírus. Serão cerca de 1,2 mil exames.

Borim destacou que mesmo os pacientes assintomáticos transmitem a Covid-19, de modo que quem está ao redor não pode se proteger. "Redobrem os cuidados, lavem mais as mãos, usem mais álcool em gel, cheguem em casa e façam a higienização completa, que vai evitar que passe para os familiares. Quando for cumprimentar um amigo, fale apenas 'oi'. A Secretaria de Saúde não tem mais o controle de quando começou, não tem mais como saber quem está contaminado ou não", pontua Borim.

O isolamento social é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que foi reforçada no início desta semana. Nesta segunda-feira, 30, o diretor-executivo da entidade, Michael Ryan, afirmou que o contágio pelo coronavírus está passando das ruas e chegando às famílias - ou seja, as pessoas estão levando o vírus para dentro de casa.

Há 47 pacientes internados em Rio Preto, entre confirmados e suspeitos de coronavírus. São 16 casos confirmados, sendo seis deles internados - um homem de 38 anos e cinco idosos, três deles em UTI. A pasta não informou quantas outras pessoas estão em unidades de tratamento intensivo entre os suspeitos de Covid-19. Dois pacientes, uma mulher de 28 anos e um homem de 44, os dois primeiros que testaram positivo, já estão curados.

Em São Paulo, duas mortes de jovens que testaram positivo para coronavírus estão sendo investigadas. São dois homens, um de 26 e outro de 33 anos, que faleceram no domingo. "A doença tende a ser mais grave em idosos e pessoas com outras doenças associadas, mas isso não quer dizer que jovens saudáveis também não possam desenvolver formas graves", explica Samuel Noah Scamardi, infectologista da Santa Casa. No Brasil, 159 mortes já foram confirmadas pela doença.

Em Rio Preto, há três mortes investigadas para coronavírus - de um homem de 43 anos e idosos, de 83 e 91 anos. Na região, há óbitos suspeitos nas cidades de Santa Fé do Sul, Jales, Mendonça e Catanduva. Estão sendo investigados 352 casos em 36 cidades, além de Rio Preto.

Crédito

Empreendedores que estiverem com problemas podem recorrer ao Banco do Povo Paulista. A linha de microcrédito teve redução da taxa de juros e prazo de pagamento ampliado, já incluindo o prazo de carência. Além disso, o limite de concessão de crédito sem avalista também aumentou.


Mais sobre CoronaVírus