Cidades

Projeto do Hospital do Amor Jales promove bingo para animar os pacientes



A Voz das Cidades

Pelos menos duas vezes por semana, o Hospital de Amor Jales realiza um bingo para animar e entreter os pacientes e acompanhantes que aguardam por atendimento na recepção da oncologia clínica da unidade.

A atividade que integra ações de humanização e acolhimento da instituição tem sido muito solicitada e elogiada pelos usuários. Segundo a gerente administrativa do Hospital, Camila Venturini, “o objetivo é desenvolver uma dinâmica que diminua a ansiedade e propicia interação entre os pacientes e acompanhantes”.

Para a paciente Gracilene Mendes de Araujo, de 41 anos, o jogo promove bem-estar e descontração. “Eu, particularmente, amo o bingo. É um momento que temos para tirarmos dos nossos pensamentos coisas ruins e dar espaço ao bom humor”, contou.

Gracilene é de São Felix do Xingu (PA), mas atualmente esta morando em Jales por conta do tratamento. Segundo ela, quando chegou ao hospital, em abril desde ano, foi muito bem recebida e acolhida por todos e só tem agradecer pelo tratamento que tem recebido. “Eu falo para todo mundo como é o tratamento aqui, como esse lugar é maravilhoso, sem falar das pessoas, que são receptivas, gentis e atenciosas com a gente. O bingo, assim como as outras ações do Hospital, ajuda a gente a se distrair e lidar melhor com a tristeza e a saudade de estar longe de casa”, afirmou.

A ação também conta com a solidariedade das pessoas, pois os brindes sorteados são trazidos pelos próprios pacientes ou doados pela Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC) de Jales que, também recebe doação de terceiros para essa finalidade.

ATITUDES

Toda a brincadeira é conduzida por Fabrício Rabetti, estagiário da Biblioteca Ambulante - projeto do Instituto Sociocultural do Hospital de Câncer de Barretos – e, durante a ação, ele é acompanhado por algum voluntário da AVCC. O jovem têm se destacado pelo jeito especial de interagir com as pessoas e, por isso, tem atraído muitos participantes para atividade. “Ele imita o Silvio Santos, faz brincadeiras, fala que vai sortear carros importados e é muito engraçado. Faz a gente se divertir muito. A gente até esquece um pouco do motivo de estar aqui. É muito bom”, contou a acompanhante de paciente, Helena Teixeira Martins Serrano, de Dolcinópolis.

Fabrício tem sido elogiado até por outros colaboradores da instituição. “Eu vejo as pessoas contentes e vejo como ele é dinâmico e interativo com elas. Quando não está

fazendo brincadeiras, está tocando violino para eles ou ensinando alguém a tocar piano. É um verdadeiro exemplo”, contou a auxiliar administrativa, Camila Monteiro.

Para Fabrício, o que ele faz é algo natural. “Eu me identifiquei com a filosofia do Hospital e eu só faço para os outros, o que eu gostaria que fizessem comigo se eu estivesse na mesma situação. Sei que esse é um momento difícil na vida e por que não criarmos maneiras de lidar com isso de uma forma melhor?”, afirmou.

Além do bingo, o Instituto também promove outras atividades, como cinema, quebra-cabeça, leitura dinâmica, empréstimo de livros e revistas de diversas classificações, como literatura, costura, receita, passatempo, etc.

Os interessados em doar brindes para o bingo devem entrar em contato com a captação de recursos, através do telefone: (17) 3624-3900. Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar: https://institutosocialhcb.com.br

Image alt Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Cidades