Geral

Presos de Rio Preto voltam a receber visitas neste fim de semana



A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) autorizou para este final de semana a volta das visitas familiares nas unidades prisionais de Rio Preto e região. Porém, está vetada a visita íntima, porque está proibido o toque físico, devido a pandemia.

A ordem da SAP vale para todo o sistema prisional do estado de São Paulo. Será permitida a visita familiar no Centro de Ressocialização Feminina (CRF), Centro de Detenção Provisória (CDP) e Centro de Progressão Penal de Rio Preto (CPP).

Para evitar aglomerações, as visitas serão graduais, com limitação a uma pessoa por preso e somente pelo período de duas horas. Isso se dará em ambiente aberto ou em caso de chuva será disponibilizado locais cobertos e arejados. Poderão entrar visitantes de 18 a 59 anos, sendo proibido crianças, idosos, gestantes e pessoas com sintomas gripais.

O juiz Evandro Pelarin, do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim), afirma que há regras para retomada das visitas.

"Os encontros familiares vão acontecer no pátio, todas as pessoas terão de usar máscaras faciais, higienizar as mãos com álcool em gel. Para não haver risco de contaminação, não pode ocorrer contato físico, portanto, sem visita íntima", explica o magistrado.

Também está vetada a entrada de familiares com menos de 18 anos e pessoas com mais de 60 anos, porque ambas faixas etárias estão nos grupos de vulneráveis à contaminação da Covid-19.


Mais sobre Geral