Geral

Prefeitura de Fernandópolis inaugura Centro Dia do Idoso 



Fernandópolis ganhou um novo investimento que vai ficar marcado para sempre na história da cidade.  ‘O Centro Dia do Idoso – Ana Colli Pessuto’ foi inaugurado na manhã do último sábado, 21, com a presença de convidados, autoridades e familiares da patrona.

Mantido pela Prefeitura de Fernandópolis, o projeto será desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria do Esporte, Cultura e demais áreas necessárias para a existência da interlocução dos direitos da pessoa idosa.

Com uma ampla estrutura, em um ambiente todo equipado, o ‘Centro Dia’ vai garantir comodidade e bom atendimento a todos, com acolhimento previsto para ter início na segunda quinzena de janeiro. 

Emocionado, o Prefeito Andre Pessuto falou sobre a importância do momento. “Hoje realizamos um antigo sonho meu, um investimento que vai trazer comodidade e segurança a todos os usuários, possibilitando a convivência comunitária da pessoa idosa em companhia de outras pessoas, por meio de uma equipe que atenda suas necessidades. Fernandópolis ganha muito com o Centro Dia. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou o prefeito André Pessuto.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Assistência Social, Silmara Adriana Teixeira, falou sobre a oficialização e importância desse novo projeto em Fernandópolis. “Trabalhamos muito para hoje inaugurarmos essa casa, o ‘Centro Dia’ vai atender famílias da cidade que não têm onde deixar os idosos enquanto trabalham. Sabemos que esse é apenas o início e que juntos vamos ampliar esse programa beneficiando ainda mais idosos. Agradeço a colaboração de todos, a administração municipal por confiar em nós e a toda nossa equipe que tanto se empenhou para realizarmos esse sonho”, disse.

Representando a família da patrona ‘Ana Colli Pessuto’, sua filha Maria José Pessuto fez uso da palavra e emocionou a todos destacando alguns adjetivos da sua mãe, em especial o carinho que ela tinha com os idosos. “Dona Anna, minha mãe, era uma pessoa alegre, acolhedora, amava os idosos, os deficientes, os pobres, os humildes e deles cuidava com carinho. Ela nos deixou um legado de bons ensinamentos e muita saudade, nossa família está muito feliz com essa homenagem e reconhecimento”, disse.

Representando a Câmera de Vereadores, o presidente Ademir de Almeida parabenizou a administração municipal pela iniciativa. “Com certeza é uma grande conquista para nossa cidade, um lugar de acolhimento aos idosos que vai ajudar muitas famílias que necessitam. Parabéns prefeito e todos os envolvidos”, falou.

Para encerrar o momento solene, antes do descerramento da placa de inauguração, o padre Carlos, da Pastoral do Idoso de Fernandópolis, fez uma benção a todos os presentes, explanando sobre a importância do cuidado com a pessoa idosa.  A inauguração contou também com a participação dos integrantes do Conselho Municipal do Idoso e do representante do deputado Fausto Pinato, o senhor Paulo Goiano .   

SOBRE O CENTRO DIA
As ações desenvolvidas no ‘Centro Dia do Idoso’ serão realizadas por meio do Serviço de Proteção Social Especial- SPSE para pessoas idosas e vai proporcionar um espaço de acolhimento, proteção e convivência adequados às suas necessidades.

O atendimento integral da unidade será destinado às pessoas idosas que estejam inseridas em programas de transferência de renda e se encontrem em situação de vulnerabilidade ou risco social, semi-dependentes, para realização de atividades da vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante o dia ou parte dele.

Todos os participantes serão inclusos em atividades socioassistenciais, socioeducativas, saúde e alimentação, contribuindo para que tenham a cada dia uma melhor qualidade de vida e promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares por meio de orientações à família.

O ‘Centro Dia do Idoso’ vai funcionar de 2ª a 6ª feira, exceto aos sábados, domingos feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h, sob a coordenação da assistente social, Lilian Valeiro.


Mais sobre Geral