Geral

Prefeitura de Fernandópolis alerta sobre crimes ambientais com queimadas



A Prefeitura de Fernandópolis, por meio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA), vem realizando um trabalho preventivo com o objetivo de alertar e orientar a população com relação aos incêndios em áreas de pastagens, florestas nativas e até mesmo na área urbana.

De acordo com levantamentos feitos pela SMA, cerca de 99% dos incêndios são provocados pela ação direta ou indireta do ser humano. Somente no ano de 2020, no município foram incendiados 424 alqueires de pastagens, 199 alqueires de cana-de-açúcar e 176 alqueires de florestas nativas, com prejuízos econômicos de mais de 20 milhões de reais, além da poluição atmosférica e problemas respiratórios à população.

De janeiro a abril de 2021 choveu apenas 46% do total esperado para Fernandópolis, o que incorre em aumento considerável do risco de incêndios em relação ao ano de 2020, que já provocou grandes impactos ambientais.

 Como prevenir os incêndios

- Não utilize o fogo para a limpeza de terrenos ou para eliminar resíduos vegetais, seja na área urbana ou rural

- Não descarte resíduos sólidos em terrenos baldios ou em beiras de estradas. Descarte o seu lixo em locais adequados para cada tipo de resíduo

- Não jogue bituca de cigarro na rua, calçadas ou beiras de estrada, mesmo que esteja apagado

- Manejar a vegetação dos lotes urbanos conforme a Lei Municipal nº 5.024/2020, com as seguintes ações:

1 - Manter a vegetação com altura máxima de 30 centímetros;

2 - Eliminar arbustos;

3 - Na ausência de muro nos lotes, os proprietários devem manter um aceiro de, no mínimo, um metro do limite para dentro do imóvel.

- Se você tem um lote, lembre-se que é de sua responsabilidade: a limpeza, a conservação e manejo.

 DENÚNCIA

- Denuncie os criminosos ambientais que provocam as queimadas. (Sua identidade será preservada). Envie uma foto ao e-mail smafernandopolis@gmail.com, ou entre em contato com a Ouvidoria Municipal pelo WatshApp 99729-4550.

 

QUEIMADA É CRIME

Além de prejudicar o meio ambiente e a saúde pública, de acordo com o Art. 11 da Lei Municipal 5.024/2020, toda ação ou omissão em relação às queimadas ou medidas de prevenção, resultando nos incêndios, se constituem infração administrativa ambiental sujeita a imposição de multa conforme a gravidade da ação.

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.


Mais sobre Geral