Geral

Prefeitura começa projeto piloto e instala faixa para motociclistas



A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal Trânsito, deu início ao funcionamento da faixa para motociclistas, motonetas e ciclomotores nas vias. Em fase de teste, a área de espera para motociclistas foi implantada nos semáforos de travessia localizados próximos Avenida Afonso Cáfaro x Rua Leonildo Alvizi, como projeto piloto. 

“É sem dúvida uma iniciativa que trará ainda mais segurança aos motociclistas que transitam nos locais de funcionamento. A ideia é colocar a área de espera em outros pontos de trafego cidade”, disse o superintendente da Ederson Silva.

A prática é bastante simples e funciona da seguinte forma: assim que o semáforo fica no vermelho, os motociclistas se posicionam em uma área exclusiva à frente dos demais veículos e antes da faixa de pedestre. O local é identificado pela figura de uma moto no asfalto. Desta forma, assim que o sinal verde abre, os motociclistas são os primeiros a sair de forma mais segura, evitando choque com veículos maiores.

Caráter educativo
O condutor de automóveis e demais veículos que parar sobre a área exclusiva para motociclistas não será multado. A sinalização é apenas de caráter educativo e não há ainda infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro, necessitando a regulamentação pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Mais sobre Geral