Polícia

Operação prende cinco por desmanche e lavagem de dinheiro no interior paulista



Cinco pessoas foram presas durante a Operação Elo Quebrado, deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (25), em Barretos, interior de São Paulo. A ação teve como alvo uma organização criminosa envolvida na receptação de veículos roubados e na lavagem de dinheiro.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Barretos, com apoio da Central de Polícia Judiciária (CPJ), das delegacias de Colina e Jaborandi, além do Detran-SP. Os mandados de prisão temporária foram cumpridos em quatro endereços de Barretos e em um presídio de Frutal (MG), onde um dos investigados já estava detido.

Entre os presos estão três mulheres, com idades entre 35 e 61 anos, e dois homens, de 39 e 40 anos. O líder da quadrilha seria o responsável por um desmanche clandestino na zona rural da cidade, que foi interditado após cumprimento de mandado de busca e apreensão.

As investigações começaram em abril de 2023, a partir de uma operação contra furtos e roubos de veículos. Na época, foram encontrados chassis adulterados e diversas peças automotivas ilegais. A partir dessas evidências, a polícia identificou um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao grupo.

A análise do Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil revelou movimentações financeiras de R\$ 13,9 milhões entre 2018 e 2023, sendo que R\$ 11,5 milhões não tinham origem comprovada. O relatório apontou práticas típicas de lavagem de dinheiro, como uso de "laranjas", depósitos sem identificação e fragmentação de valores.

A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, totalizando R\$ 11,5 milhões. O grupo responderá por organização criminosa e lavagem de dinheiro. As apurações continuam para localizar outros envolvidos.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Polícia