Cidades

Moradores relatam tremor de terra em cidades da região: 'Tremeu as telhas'



Moradores da região de Catanduva sentiram a terra tremer no começo da tarde dessa sexta-feira, 26. O abalo foi sentindo por volta das 13h por moradores de Catanduva, Itajobi, Marapoama, Pindorama, Elisiário, Urupês e Novo Horizonte.

"A cidade inteira sentiu um tremor no solo, as portas e janelas chacoalharam e na minha casa ouvimos um estrondo", disse Gabriel Fassa Bega de Elisiário. Já Arnoldo Barato de Catanduva escreveu: "Senti uma vibração na janela e houve um barulho parecido com uma explosão".

Pelo menos 22 tremores de terra foram relatados para o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

O professor do Departamento de Geofísica da USP, José Roberto Barbosa, disse que um dos motivos para os tremores pode estar relacionado com a perfuração de poços artesianos na região. "Pode ser uma consequência, quando perfura um poço e chega a uma rocha, normalmente, meses depois os moradores começam a relatar esses estrondos e tremores isolados. Já tivemos muito casos disso na região de Bebedouro, Monte Azul Paulista e Monte Alto", afirmou.

O funcionário público Anselmo Fernando da Silva mora em Elisário (SP), pequeno município com aproximadamente 3,5 mil habitantes, e conta que estava consertando o telhado da casa dele quando escutou o barulho.

“Escutei um estouro muito forte e um pequeno tremor. Estava em cima do telhado e tremeu as telhas”, contou.

A cabeleireira Cristina também relatou que sentiu o tremor. “Estava deitada e escutei um barulho muito forte. Tipo um estrondo. Pensei que tinha sido meu filho que tinha batido a porta, porque a minha janela deu uma vibrada”.

Nas redes sociais, o assunto repercutiu. Moradores de cidades vizinhas também relataram que sentiram algo semelhante a um tremor de terra.

"Barulho foi muito alto e pensamos que fosse um acidente", escreveu um internauta. "Parecia que tinha explodido botijão de gás', afirmou outra internauta.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Cidades