Geral

Morador mais antigo de Fernandópolis morre aos 106 anos



Nesta semana, a cidade de Fernandópolis perdeu seu morador mais antigo, Joaquim Cardoso Sobrinho, aos 106 anos. A história do município, que foi fundado em 1939, se confunde com a história do senhor Joaquim. Nascido em 21 de maio de 1914, na Bahia, veio muito jovem para o estado de São Paulo. Joaquim morreu na terça-feira, 10, e o enterro foi realizado na quarta-feira, 11, em Fernandópolis.

Seu Joaquim teve 14 filhos. Foi casado duas vezes, a primeira com Zulmira Ribeiro Cardoso, com quem teve quatro filhos. Zulmira faleceu e ele conheceu dona Maria Vieira Cardoso, que também era viúva e tinha um filho. Os dois tiveram mais nove filhos. Joaquim teve 26 netos, 29 bisnetos e 2 tataranetos

Um dos netos, Wilson Cardoso Júnior conta que o avô saiu da Bahia e morou um tempo na região de Monte Alto e acabou indo para Vila Pereira em 1939, ano em que Fernandópolis foi fundada. Ele explica que quando seu avô chegou na cidade, existiam duas vilas: a Vila Pereira e a Vila Brasilândia. Em 1939, o interventor do Estado, Fernando Costa, sugeriu a unificação de ambas vilas.

"Meu avô chegou antes, ele foi um dos fundadores, a primeira pessoa que morava aqui. Trabalhou muito tempo na roça, com serviço braçal. Ele contava que ele e um grupo de pessoas que abriram a estrada que liga Fernandópolis até Pedranópolis. Abriram na base da enxada, imagina o sofrimento. Ele sempre foi uma pessoa muito humilde", afirma.

Mas a história do senhor Joaquim não se confunde apenas com a de Fernandópolis, ela também faz da trajetória do time Santos Futebol Clube. O neto conta que Joaquim começou a torcer pelo time em 1930, antes da chegada do rei Pelé ao Santos. "O motivo é que naquela época, o Santos foi o primeiro time grande a levar um jogador do interior e levou essa paixão para os filhos. A maioria da família é santista."

Na quarta-feira, o Santos divulgou uma homenagem ao senhor Joaquim. O presidente Orlando Rollo e Comitê de Gestão declararam luto oficial de três dias e manifestam os sentimentos aos familiares e amigos. O presidente já solicitou 1 minuto de silêncio na partida contra o Internacional, no sábado, 14, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

"O Santos FC lamenta o falecimento do torcedor Joaquim Cardoso Sobrinho, grande torcedor santista natural de Riacho de Santana, município localizado na Bahia. Nascido no dia 21 de maio de 1914, o Sr. Joaquim era um dos torcedores mais antigos do Alvinegro, com 106 anos de idade. Ainda criança, fixou residência com sua família na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo", finaliza a nota.


Mais sobre Geral