Curiosidades

Meteoros Perseidas são registrados na região



Meteoros Perseidas foram registrados no céu de Nhandeara e Marília, no interior de SP. O pico do fenômeno ocorre entre esta quarta (11) e quinta-feira (12).

Os registros dos meteoros foram feitos pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) na madrugada desta quarta-feira.

Nas imagens, os meteoros cruzam o céu de Nhandeara e Marília por volta das 1h. Fotografias também flagraram o fenômeno por volta das 5h30 no céu do noroeste paulista.

“Na próxima madrugada, a partir das 3h, será possível observar a chuva de Perseidas sentido nordeste. Vale a pena acordar e observar, as Perseidas são longas”, explica Renato, que está na vice-presidência da Bramon.

Entenda o fenômeno
O fenômeno de Perseidas não é novidade, pelo contrário. Essa chuva de meteoros acontece todos os anos, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em seu movimento de rotação, encontra os destroços deixados pela passagem do Swift-Tutle.

A chuva de meteoros foi batizada de Perseidas em homenagem a constelação de Perseu, uma vez que os especialistas acreditam que estrelas cadentes irradiem desta constelação.

A chuva de meteoros acontece quando o nosso planeta atravessa o rastro de poeira e detritos deixado por um cometa ao se aproximar do Sol.

No caso de Perseidas, a Terra cruza o caminho feito pelo cometa Swift-Tutle, que gira em torno do Sol a cada 133 anos.

Em sua trajetória solar, o cometa deixa resquícios, que se acumulam ao longo dos anos. Quando a Terra cruza com a trajetória feita pelo cometa, alguns desses destroços entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de 59km por segundo, fazendo com que queimem, deixando um rastro de luz atrás de si.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades