O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quinta-feira (3) uma lista com marcas e lotes de azeite de oliva considerados impróprios para consumo. No total, 11 marcas foram desclassificadas: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.
Esses produtos foram reprovados após análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que constatou que estavam fora dos parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012. Além disso, as empresas responsáveis por essas marcas estão com os CNPJs inativos na Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude.
Recentemente, as marcas Serrano e Cordilheira também foram proibidas pela Anvisa, e os testes físico-químicos feitos pelo Mapa confirmaram a irregularidade. O Ministério alertou que supermercados e atacadistas que vendem produtos desclassificados ou de origem desconhecida podem ser penalizados de acordo com o Decreto nº 6.268/2007.
Outras marcas ainda estão sob análise, e novas listas serão publicadas assim que os resultados forem concluídos. O Mapa orienta os consumidores que adquiriram essas marcas a suspenderem o uso e solicitarem a substituição dos produtos, conforme o Código de Defesa do Consumidor, ou através do canal Fala.BR, informando o local da compra.