Saúde

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto está sem vagas na enfermaria e UTI



O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP) informou na tarde desta terça-feira (30) que está com seus 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 45 de enfermaria ocupados.

Por conta da situação, a instituição enviou um comunicado para o Departamento Regional de Saúde (DRS XV), Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto solicitando providências urgentes.

Centro de referência para uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes, o Hospital da Criança e Maternidade está impossibilitado de receber pacientes, mesmo em caráter de “Vaga Zero”.

Apesar da lotação, a instituição continua recebendo crianças e gestantes com síndrome respiratória aguda, desde que encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

Fundado há oito anos, o Hospital da Criança e Maternidade já lidou com lotação de leitos por conta da demanda de crianças com problemas respiratórios, mas durante o inverno. Em 2020 e 2021, a instituição não enfrentou o problema no inverno.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que a assistência pediátrica segue garantida, e que o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto está em tratativas com hospitais da região para apoiar a absorção da demanda.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto disse que está ciente do problema, e que avalia as possibilidades para que a situação seja resolvida.


Mais sobre Saúde