Cidades

Governo lança programa para a recuperação de estradas vicinais



O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Logística e Transportes, confirmou a recuperação de 11,4 mil quilômetros de vias em todo o Estado de São Paulo. A atividade, que será executada pelo Programa Novas Vicinais, criado em substituição ao Pró-Vicinais, também atende as reivindicações do deputado Edmir Chedid (DEM).

O parlamentar explicou que serão contempladas 1.103 estradas vicinais, incluindo as localizadas no Circuito das Águas e na Região Bragantina, que receberão obras de recuperação e pavimentação das vias e serviços de melhorias do sistema de drenagem e sinalização. "Similar ao que foi realizado no Pró-Vicinais, o Programa Novas Vicinais complementará as ações das prefeituras", disse.

Edmir Chedid afirmou que a iniciativa surgiu depois do levantamento realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - vinculado à Secretaria -, que também serviu de base à formação de uma matriz logística do Estado. "A prioridade será para as vicinais que ligam polos geradores de serviços e rodovias estaduais, além de estradas que dão acesso a municípios."

Na primeira fase, serão investidos R$ 2,8 bilhões entre recursos do governo e de financiamentos internacionais em obras de 224 estradas vicinais, totalizando 2,6 mil quilômetros de vias recuperadas.


Mais sobre Cidades