A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou no Diário Oficial, em 18 de junho, o edital para a contratação de monitores e monitores-chefes que atuarão em 100 escolas cívico-militares da rede estadual a partir do segundo semestre de 2025. As vagas são exclusivas para policiais militares da reserva e a seleção será feita por meio de análise de títulos, avaliação da conduta pregressa e entrevistas.
As inscrições estão abertas até 30 de junho e devem ser feitas pelo Banco de Talentos da Seduc-SP, no site [www.bancodetalentos.educacao.sp.gov.br](http://www.bancodetalentos.educacao.sp.gov.br). Os candidatos poderão indicar as escolas de sua preferência. Cada unidade deve receber de dois a três monitores, conforme o número de alunos matriculados.
A primeira fase da seleção inclui a análise de documentos que comprovem formação acadêmica e experiências anteriores, como graduação em pedagogia ou psicologia, atuação em mediação de conflitos e outros cursos na área educacional. Na sequência, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) será responsável por verificar a vida pregressa dos inscritos.
Na etapa final, os candidatos passarão por entrevistas com uma banca composta por representantes da diretoria de ensino e das escolas selecionadas. Também serão indicados os profissionais com perfil para o cargo de monitor-chefe, que passarão por nova entrevista com a comissão de seleção.
Os aprovados serão contratados entre os dias 6 e 20 de agosto, com resultado previsto para 5 de agosto. A carga horária pode chegar a 40 horas semanais, adaptada às necessidades da escola. O valor da diária é de R\$ 301,70, podendo haver acréscimo de 10% para monitores-chefes, conforme a patente. O contrato é temporário e não conta como tempo de serviço na Polícia Militar.
Todos os selecionados deverão passar por um curso de capacitação de no mínimo 40 horas, com temas como psicologia escolar, regimento interno, cultura de paz e segurança nas escolas, oferecido pela Seduc-SP em parceria com a SSP. O desempenho dos profissionais será avaliado semestralmente por diretores e alunos, com foco na adaptação e permanência no programa.