CoronaVírus

Gestantes e puérperas vacinadas com AstraZeneca poderão tomar a 2ª dose da Pfizer



O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 21, que as gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca poderão completar a imunização com a vacina da Pfizer. A aplicação da dose complementar começa na próxima sexta, dia 23. As pessoas elegíveis devem procurar o posto de saúde no prazo descrito na carteira de vacinação.

Segundo a coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, mais de 9 mil grávidas de São Paulo tomaram a vacina da AstraZeneca e devem procurar os postos de vacinação na data marcada de sua 2ª dose para receber a dose da Pfizer.

Em maio, a aplicação da vacinação da AstraZeneca foi suspensa para gestantes após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta de reações adversas. Desde então, as grávidas e puérperas estão recebendo vacinas da Coronavac ou Pfizer.

Estado

Ainda na coletiva, Garcia informou que o número de novas internações por Covid-19 nos ultimos sete dias foi o menor desde o início do ano. "Isso é reflexo do avanço da vacinação", disse. Apesar da fala de Garcia, a apresentação do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, mostrou que nas semanas de fevereiro o número de internados foi menor do que o atual.

Atualmente, 6.920 pessoas estão internadas em leitos de UTI em todo o Estado. A taxa de ocupação no Estado é de 60,19%.

Garcia também disse que 288 municípios paulistas não registraram mortes por coronavírus na última semana. O número representa 44% das cidades do Estado.


Mais sobre CoronaVírus