Educação

Funcionários da Educação municipal participam de capacitação sobre a ‘Lei Lucas’



Nesta sexta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Educação realizou um trabalho de capacitação em noções básicas de primeiros socorros com professores e funcionários da rede municipal de ensino.

Foram selecionados três funcionários de cada escola da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II, para participarem da capacitação pela enfermeira do SAMU, Laís Milena Colagrossi Franco Campus.

O treinamento foi dividido em equipes nos períodos da manhã e tarde, onde os participantes receberam orientações sobre diferentes temas, entre parada cardiorrespiratória, crise convulsiva e obstrução de vias aéreas. Foram desenvolvidas atividades práticas e dinâmicas.

A capacitação foi realizada em cumprimento a ‘Lei Lucas’ que tem por objetivo primordial proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares. O treinamento realizado em Fernandópolis também faz parte das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).

O que diz a Lei Lucas?

Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. A necessidade dessa lei ocorreu devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. A lei obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Seguindo a lei, as instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é garantir que todos saibam agir até que a assistência médica especializada chegue ao local.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Educação