Meio Ambiente

Filhote de onça-parda resgatado de queimada não poderá voltar para a natureza



O filhote de onça-parda resgatado durante uma queimada na região de Olímpia não poderá voltar à natureza, de acordo com a veterinária Fernanda Cassioli de Moraes, do Zoológico Municipal de Catanduva (SP).

Segundo a Prefeitura de Catanduva, o animal foi localizado sozinho, desidratado e com partes do corpo queimadas. Depois do resgate, ele foi levado para uma clínica veterinária e, em seguida, encaminhado ao zoológico, onde se recupera.

“Ao mesmo tempo que ficamos felizes por recebê-lo, ficamos tristes pelo motivo de ele ter vindo parar aqui, que é pela irresponsabilidade com as queimadas”, diz Fernanda.

“Quando ele chegou aqui, ele ainda apresentava uma pequena lesão na pata, que progrediu ao longo dos dias. Ele não estava conseguindo andar direito, mas já está recebendo tratamento e a tendência é que nos próximos dias se recupere totalmente”, completa.

Contudo, mesmo após se recuperar, o animal, que tem cerca de três meses, não poderá retornar à natureza, de acordo com a especialista.

“Como ele chegou para a gente muito novinho, ele acaba criando um certo ‘imprint’ com o ser humano. Então ele fica muito sociável e até mesmo domesticado, e acaba indo em direção ao ser humano, o que é perigoso. Ele pode encontrar um caçador, não vai saber caçar”, explica Fernanda.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Meio Ambiente