Saúde

Fernandópolis registra 13 testes positivos de HIV no ano



O dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Segundo dados do CADIP, Fernandópolis registrou neste ano 13 novos testes positivos de HIV. Ao todo, 390 pessoas estão cadastradas no município para retirar medicação.

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma grave doença causada pelo vírus HIV, que agride o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A partir do momento que a pessoa é contaminada com o vírus, torna-se HIV positivo ou soropositivo.

Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Saúde