Como resultado de trabalhos de longo prazo, estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) tiveram bom desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O destaque desta edição da prova ficou para as Etecs Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte), Profª Luzia Maria Machado (Arujá) e Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis). Os professores dessas unidades, que há anos vêm preparando os estudantes, merecem o reconhecimento pelo esforço em busca do texto nota mil.
A unidade de Novo Horizonte, localizada no Norte do Estado, comemora o melhor resultado entre as Etecs: 865,76 pontos. O trabalho para alcançar esse desempenho na redação do Enem começou a ser desenvolvido em 2015, quando professores de língua portuguesa passaram a se reunir semanalmente para estudar o exame. A partir daí, criaram uma planilha, usada até hoje, que traz os nomes de todos os 240 alunos do Ensino Médio e suas notas em cada uma das competências exigidas na prova. “Isso nos dá a possibilidade de fazer atendimentos individuais e recuperação contínua”, conta o coordenador pedagógico, Abner Maicon Fortunato Batista.
Além dessa estratégia, o educador destaca um projeto de Direitos Humanos, que envolve toda a comunidade escolar, como parte do método de preparação dos alunos. “O Enem exige respeito aos Direitos Humanos e nós também trabalhamos isso.”
Em Arujá, na região do Alto Tietê, está a Etec que obteve a segunda colocação entre as unidades do Centro Paula Souza (CPS) na redação, alcançando 798,71 pontos. O esforço da escola voltado ao aperfeiçoamento na produção de textos para a avaliação nacional é feito há cerca de dois anos. “Promovemos palestra, simulados de todas as matérias, oficina de redação, projetos na biblioteca”, enumera o orientador educacional, Cristiano Geraldo de Oliveira.
Ele explica que, dias antes da realização do Enem, a escola organiza uma semana de direcionamento, para mostrar aos estudantes como é o exame e reforçar os aspectos da leitura e interpretação dos enunciados, que já são trabalhados enfaticamente ao longo do curso.
Um trabalho integrado e de longo prazo também é o que caracteriza a preparação dos alunos para elaborar uma boa redação no Enem na unidade de Fernandópolis, no Noroeste do Estado. A Etec do município foi a terceira mais bem colocada entre as unidades do CPS, com 787,73 pontos. “Nós procuramos usar reportagens e muita leitura para melhorar a argumentação dos estudantes”, afirma a coordenadora pedagógica, Gislaine Aparecida Lucatte Viana.
Segundo ela, a escola também investe bastante na preparação de seus professores para desenvolver as habilidades de produção de textos. Formações a distância e presenciais, disponibilizadas periodicamente pelo CPS, são recomendadas aos educadores. “Nós temos uma equipe que estuda e se prepara muito”, afirma Gislaine.