Meio Ambiente

Estiagem muda cenário e prejudica pesca em rios da região



A longa estiagem mudou completamente o cenário do Rio Grande, em Guaraci, no interior de São Paulo. E essa mudança está afetando, entre outros setores, a pesca.

Os irmãos Adailton e Adailson dos Santos, que vieram da Bahia há cinco anos e vivem da pesca na cidade, relatam que, nos últimos três meses, só estão tendo prejuízos.

“Pega bem pouco. Bem pouco mesmo. E temos que andar bastante para pegar. Eles [peixes] procuram um lugar mais fundo”, diz Adailton.

Normalmente os pescadores usam diversos trechos do rio. Mas atualmente, apenas o Porto de Areia é opção.

O pescador Evandro Rodrigues de Lima está acampado às margens do rio há quatro dias. Ele conseguiu pescar alguns peixes, mas conta que, na época da chuva, pegava quantidade bem maior.

“Acho que deve ter 10 quilos hoje. A gente pegava de 100 a 200 quilos”, comenta Evandro.

Imagens mostram que o cenário é preocupante. Árvores que antes ficavam submersas estão fora da água, uma antiga ponte usada na década de 50 para atravessar cabeças de gado voltou a aparecer, embarcações foram abandonadas e animais pastam a vegetação que nasceu onde antes ficava alagado.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível do rio Grande está em 9%. Este é o pior índice dos últimos cinco anos registrado no mês de setembro.

“A esperança nossa é que chova. Que volte a chover como antigamente. A cada ano que passa está mais difícil”, explica o secretário municipal de Governo, Norivaldo Borges Pessoa.

Ouroeste

O rio Grande também está da mesma forma em Ouroeste (SP), cidade que fica a mais de 190 quilômetros de distância de Guaraci.

Embaixo de uma ponte que fica perto da Hidrelétrica de Água Vermelha é possível notar o quanto ao nível do rio baixou. Uma grande ilha que antes ficava submersa surgiu.

O trecho é ponto de pesca para diversos moradores de São Paulo e Minas Gerais. A comerciante Vanessa Nunes, que tem uma lanchonete que atende os pescadores no local, precisou comprar peixes de outros lugares para atender os clientes.

Volume baixo na região

Nesta quinta-feira (16), o volume útil do reservatório da Hidrelétrica de Água Vermelha estava em 12%. Apesar do índice ser baixo, Três Irmãos e Ilhas Solteira (SP), por exemplo, chegaram a registrar nesta semana 0% da capacidade útil.

A navegação da hidrovia Tietê-Paraná teve que parar, mas a produção de energia continuou, porque a medição é diferente, segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Independentemente do lugar, a esperança dos moradores e dos pescadores é que a chuva chegue rápido à região noroeste paulista. “Tem que torcer para chover, para melhorar”, diz a comerciante Vanessa.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Meio Ambiente