Educação

‘Escreva uma Carta pra mim’ promove a integração entre alunos, escola e a comunidade



Desde os primórdios da existência da humanidade, a comunicação entre as pessoas se faz necessário. Existem inúmeras maneiras de se comunicar com alguém, essa comunicação com o passar dos tempos tem passado por várias transformações, porém a escrita e a leitura, apesar de todas as tecnologias, continuam sendo as mais importantes e utilizadas formas de comunicação.

Em Fernandópolis, uma ação tem chamado a atenção e conquistado cada dia mais novos adeptos. Criado pela professora Elisabete Vieira de Souza, do 3º ano A da  EMEF Dr. Alberto Senra, o projeto ‘Escreva uma Carta pra mim’ tem como objetivo resgatar o gosto pela escrita de cartas (visto que com tantas tecnologias essa se tornou uma atividade praticamente extinta), o gosto pela leitura, contribuir no processo de alfabetização - trabalhando as habilidades de leitura e escrita e a comunicação entre as pessoas.

 A atividade foi instituída em sala de aula com o grupo de alunos no início de 2021 e entre a leitura, escrita análise e interpretação de textos, também foram feitas reuniões pelo Google meet, contando com uma entrevista de um funcionário dos Correios, oportunidade em que as crianças puderem conhecer um pouco mais sobre essa profissão. Também foi feita uma caixa de correios do 3º Ano, colocada na entrada da escola, com o intuito de receber as cartas enviadas pelos alunos, dando início a troca de cartas entre alunos e professores.

A ação tem se espalhado por toda escola, motivando os alunos a começarem escrever uns para os outros, para os professores, funcionários, diretora e assessora.

“Sempre gostei muito de escrever cartas e em uma fase de minha vida a escrita foi muito importante e contribuiu para meu aprendizado na leitura e escrita.  Com o início da sequência didática  desse ano me lembrei de como era gostoso receber e escrever cartinhas, então decidi me dedicar ainda mais a esse trabalho, pois com o período de isolamento social e a suspensão das aulas presenciais os alunos perderam o contato com os colegas de sala, então pensei em como seria maravilhoso poder oferecer a eles momentos tão bons como os que eu vivi em minha infância”, comentou a idealizadora do projeto, professora Elisabete.

Além da escola, o projeto chegou à comunidade e até as famílias têm participado escrevendo cartinhas e ajudando seus filhos a escreverem. As cartinhas são colocadas na caixa de correio do 3º Ano e nos dias de entrega dos ‘Kits Agricultura’ são separadas e feita a entrega aos seus destinatários.


Mais sobre Educação