Geral

Edição 2019 do ‘Disque-Árvore’ supera os plantios de 2017 e 2018



De janeiro até outubro de 2019, o programa ‘Disque-Árvore’ de Fernandópolis já doou e plantou mais de 450 novas mudas de árvores nativas em toda a cidade. Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa segue ativo durante o ano inteiro com a finalidade de aumentar a arborização e a diversidade de espécies na área urbana do município. O Bairro Jardim Uirapuru recebeu uma grande quantidade de mudas neste ano de 2019, se tornando até o momento o que teve solicitações, num total de 30 pedidos atendidos e registrados.

Entre as espécies disponíveis e adequadas para o plantio em área urbana estão: Resedá, Pata de Vaca, Flamboyanzinho, Árvore da China, Ipê Mirim, Escova de Garrafa e Acácia Rosa. Destas, a muda Pata-de-Vaca tem sido a mais escolhida pela população. Segundo Gabriel Ozório Marinho que faz o controle das saídas de mudas pela Prefeitura, a escolha da planta se deve ao seu porte pequeno, rápido crescimento e beleza, “uma espécie ideal para o paisagismo urbano”.

De acordo com o prefeito André Pessuto, o projeto que foi reativado no início de sua gestão em 2017 já vem colhendo ótimos resultados ambientais para o município. “Esse projeto é de extrema importância, pois ele estimula que os moradores procurem a Prefeitura para o plantio das mudas e sem despesa nenhuma ao munícipe. Hoje já podemos passar em várias ruas da cidade e ver as árvores do projeto crescendo e ganhando vida em nossa Fernandópolis”, destacou Pessuto. 

Para ter uma nova árvore em casa
Para ter uma árvore plantada gratuitamente na calçada de sua casa é muito simples, basta o morador telefonar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No dia agendado, os técnicos vão até a casa do morador, cortam a calçada já nas dimensões do espaço da árvore, indicam as espécies mais apropriadas (onde não há fiação elétrica tem-se indicado espécies nativas de médio e grande porte), realiza o plantio e dá um documento com instruções de manejo.

No ano de 2017 o programa plantou 301 mudas em Fernandópolis e 354 no ano de 2018. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (17) 3463-9014.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Geral