CoronaVírus

Diocese de Jales suspende celebrações com público - Decreto Emergencial Covid-19



Seguindo as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo ouvido o Clero e refletido com o Conselho Diocesano de Emergência, sobre as medidas públicas preventivas para se evitar a disseminação do “Corona Virus”, e em conformidade com normas canônicas e civis, determino que na Diocese de Jales:

  • As Celebrações Eucarísticas, da Palavra, de Batismo, de Crisma, de Matrimônio e Penitenciais, com a participação pública de fiéis, sejam suspensas a partir deste dia 20 de março. Os padres celebrem eucaristias somente com Equipes de Celebração, transmitindo-as por rádio e internet. A Palavra de Deus da liturgia do dia seja amplamente difundida por esses meios.
  • As Celebrações de Exéquias sejam realizadas exclusivamente pelo ministro ordenado ou um ministro leigo ou leiga, de forma breve, com participação reduzida de pessoas.
  • Não se realizem Reuniões de Grupos, Retiros, Encontros de Catequese, de Formação e Pastorais, bem como festas, podendo ser realizadas somente reuniões breves de Conselhos de Comunidades e Paróquias, e de Coordenações de Pastorais e Movimentos, em caso de extrema necessidade, com participação reduzida de pessoas.
  • As entidades e projetos sociais da Diocese suspendam, imediatamente, suas atividades, exceto seus serviços de assistência emergencial e de orientação sobre doenças infecciosas.
  • As visitas a enfermos sejam feitas com especial cuidado sanitário, somente por padres ou um ministro leigo ou leiga, em caso de extrema necessidade, com a autorização de familiares e, se estiverem internados, em conformidade com as normas hospitalares e sanitárias.
  • Os padres e as secretarias paroquiais continuem a atender com extremo cuidado sanitário, dedicando-se a organizar o serviço evangelizador por meio telefônico, radiofônico e virtual.
  • Os membros do Clero com idade avançada e com saúde frágil estejam, o máximo possível, recolhidos em suas residências.
  • O Seminário Diocesano suspenda imediatamente suas atividades. Os seminaristas recolham-se nas residências de seus familiares e evitem atividades pastorais que não sejam urgentes.
  • Reformas e construções sob a responsabilidade das Paróquias sejam imediatamente suspensas.
  • Os católicos continuem a contribuir financeiramente com suas comunidades por meios a serem combinados nas próprias comunidades, com o intuito pastoral e caritativo.
  • Todos colaborem com iniciativas educativas que visem o fortalecimento na fé, a solidariedade, especialmente com os mais pobres e enfermos, e o cuidado com a saúde pública.
  • Essas decisões sejam cumpridas em sintonia com as autoridades civis, por prazo indeterminado, podendo ser modificadas a qualquer momento, após consulta ao Clero e reflexões com o Conselho Diocesano de Emergência.

Que este tempo de “recolhimento” seja propício para a Leitura Orante da Palavra de Deus, especialmente em família, e que os sofrimentos do presente nos estimulem a testemunhar o amor compassivo de Cristo aos enfermos, e nossa solidariedade aos abnegados agentes de saúde, com a certeza de que o Senhor é nosso refúgio e fortaleza (Sl 46,1). Confiemos nele e estejamos em paz!

Dado e passado na Cúria Diocesana de Jales no dia 19 de março de 2020.

Dom José Reginaldo Andrietta

Bispo Diocesano de Jales


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre CoronaVírus