Há mais de 10 dias, os moradores de uma área rural em Jacilândia, Valentim Gentil/SP, enfrentam uma situação de extrema precariedade. A família, que adquiriu uma chácara no local, está sem energia elétrica, água e saneamento básico, vivendo em condições primitivas.
Os problemas começaram quando a energia compartilhada, que era rateada entre os proprietários, foi desligada. A responsabilidade pela energia e saneamento básico havia sido assumida pelo loteador no momento da venda das propriedades. No entanto, desde o corte de energia, os moradores estão sem respaldo das autoridades locais e da concessionária de energia Elektro.
Segundo o relato de uma moradora, a Elektro negou a instalação de uma nova rede elétrica, justificando que o antigo proprietário, que vendeu as chácaras, já possuía uma rede elétrica em seu nome e não desmembrou as propriedades de forma adequada. Isso deixou várias chácaras sem o direito de obter energia elétrica individualmente.
A situação é insustentável. Os moradores relatam que suas criações estão morrendo por falta de água e os animais recém-nascidos não resistem à hipotermia, já que os aquecedores não podem ser ligados. "Já procuramos a Elektro e as autoridades da cidade, incluindo o prefeito, mas até agora não tivemos nenhuma resposta", desabafa um dos moradores.
Entre os afetados estão os pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular de Valentim Gentil, que há mais de 11 anos sempre ajudaram a comunidade local. Agora, eles se veem em uma situação desesperadora, sem qualquer apoio das autoridades.
Os moradores clamam por uma solução urgente para o problema. "Como uma família consegue viver sem energia nos dias de hoje? Estamos perdendo tudo o que temos, é uma situação irreparável", expressa um dos residentes.
O apelo é por uma intervenção das autoridades competentes para resolver essa grave questão de descaso e assegurar condições mínimas de dignidade para as famílias afetadas. A espera por uma resposta continua, enquanto a angústia dos moradores cresce a cada dia que passa sem energia elétrica e água.