Geral

Crateras em marginal revoltam moradores



Moradores da Vila Toninho e bairros adjacentes que transitam pela avenida Percy Gandini, marginal da rodovia Washington Luis (SP-310), estão tendo que encarar um verdadeiro desafio para desviar da cratera aberta há, pelo menos, quatro meses no cruzamento da marginal com a avenida Antônio Cabrera Mano. O buraco, que obrigou a avenida a ser interditada, foi aberto depois de um temporal e desde então continua sem ser tampado pela Prefeitura.

Indignados, os moradores colocaram uma faixa no local com os dizeres: "Vergonha, descaso com centenas de pessoas". Segundo eles, as duas crateras que foram abertas dos dois lados da avenida apareceram após um temporal há quatro meses.

O autor da ideia de colocar a faixa de protesto foi o contador Roberto Ferreira. Transitando diariamente pela avenida, ele resolveu fazer o protesto para que o reparo aconteça. "Surgiu a ideia nesse final de semana, porque se não coloca uma faixa para que as pessoas vejam e cobrem ficarão abertas eternamente aquelas crateras. Está muito perigoso aquela região, principalmente, à noite. Fora que são direitos nossos, você paga imposto para isso."

A avenida é uma das principais vias de acesso para motoristas que chegam a Rio Preto, com destino aos bairros da Vila Toninho, Brejo Alegre e ao Residencial Cambuí. O desvio de um quilômetro e meio é considerado perigoso, principalmente, durante a noite por conta da falta de iluminação pública e pelas condições ruins do asfalto.

O cabeleireiro Edson Turati, que tem uma chácara naquela região, acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) para interditar o local. "Na época, eu passei depois do temporal que deu e vi o 'túnel' que estava se formando abaixo do asfalto. Estava um perigo, passa muito caminhão pesado nessa marginal. Foi aí que liguei para a Guarda e eles vieram e interditaram, mas esperava pelo reparo", afirmou o morador.

Ao decorrer dos quatros meses, sem reparo e interditada, os pequenos buracos se transformaram em crateras que já ocupam os dois lados da avenida. "Esse desvio que fizeram é grande e perigoso. Já tive um cliente meu que foi reto e caiu num buraco desse desvio", contou Turati.

Procurada, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, informou que uma licitação está em andamento para a construção de novas galerias no local. "A publicação das propostas financeiras foi realizada no último sábado, dia 22. Caso não haja recurso a ordem de serviço para o início da obra deve ser assinada em até 15 dias", disse a pasta, em nota.

Moradores da região dizem que essa não é a primeira vez que o asfalto cede e crateras aparecem na avenida Percy Gandini. A cratera na avenida não é a única. Três quilômetros à frente, na mesma marginal, na ponte do córrego dos Macacos, próximo ao cruzamento da avenida com a Doutor Loft João Bassitt uma outra cratera interditou parcialmente a avenida. Questionada também sobre a segunda interdição na mesma avenida, a Prefeitura disse que o buraco terá reparo assim que o recurso da ordem de serviço for assinado. "A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em setembro", disse a Secretaria de Obras de Rio Preto.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Geral