Curiosidades

Confira 7 dicas para fazer seu carro gastar menos combustível



Tirar o carro da garagem passou a pesar mais no bolso do consumidor nesses últimos meses. Com o litro da gasolina a quase R$ 6 e o litro do etanol sendo vendido na casa dos R$ 4,59 em Fernandópolis, tarefas que exigem locomoção - como ir diariamente ao trabalho, levar os filhos na escola ou ir ao supermercado - passaram a impactar ainda mais na renda das famílias. Mas se deixar o carro em casa não é um opção, existem estratégias que podem aumentar a eficiência dos veículos e reduzir os gastos com combustível.

Confira algumas dicas de como economizar combustível no seu veículo:

1. Não exija demais do seu motor se quiser economizar combustível
O que faz o veículo consumir mais combustível em termos de modo de conduzir? Forçar o veículo, acelerando demais o carro. Esse é um comportamento recorrente de alguns motoristas que insistem na aceleração acima do limite por medo de deixar o veículo “morrer”.

Subir excessivamente os giros do motor para ultrapassagens difíceis, por exemplo, são práticas que aumentam a taxa de consumo de gasolina. Sem contar que uma postura agressiva no trânsito pode colocar em risco a segurança dos passageiros e a integridade do veículo.

Para evitar prejuízos, adote uma direção mais suave. Ao fazer isso, você colherá os benefícios de economizar combustível e também de aumentar a durabilidade dos componentes do veículo, reduzindo os custos com a manutenção.

2. Faça a manutenção das velas
Essas peças são responsáveis por realizar a queima do combustível dentro do motor. Seu desgaste pode comprometer a performance do veículo, além de aumentar a taxa de consumo de combustível.

Quando elas estão com problemas, a queima de combustível se torna irregular. Em alguns casos, isso dificulta a partida no veículo e pode provocar falhas no motor em baixa rotação.

Sendo assim, lembre-se de fazer a manutenção periódica das velas. O ideal é que elas sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros por um mecânico de sua confiança.

3. Calibragem correta ajuda a economizar combustível
A calibragem errada dos pneus também entre na lista do que faz o veículo consumir mais combustível. Calibrar corretamente dos pneus também exerce grande influência na taxa de consumo de gasolina do veículo. A pressão recomendada para cada modelo encontra-se no manual do proprietário.

É recomendável verificar a pressão periodicamente — no mínimo a cada quinze dias — para assegurar que os pneus estão com a calibragem correta. Essa verificação também deve ocorrer em caso de mudanças no peso do veículo e sempre antes de qualquer viagem mais longa.

4. Não sobrecarregue seu veículo
A carga do automóvel é outro fator que influencia e dificulta economizar combustível. Quanto mais pesado estiver o carro, mais gasolina ele queimará. Esse efeito é ainda mais sensível nas zonas urbanas, onde as arrancadas bruscas costumam ocorrer com maior frequência. Se você está carregando algum objeto no porta-malas sem necessidade, tire-o de lá. Assim, certamente seu consumo por quilômetro rodado será reduzido.

No caso de veículos comerciais, por exemplo, procure saber mais sobre a roteirização, pois ela faz toda a diferença nos custos logísticos. Um planejamento adequado do trajeto das entregas pode auxiliar na redução das despesas.

5. Aproveite os semáforos para economizar combustível
Uma postura muito comum nos motoristas brasileiros é acelerar o veículo ao se aproximar de um semáforo fechado. Essa má conduta somente acelera o desgaste do sistema de freios e contribui para os custos com combustível.

Nessas situações, procure tirar o pé do acelerador e aproveitar o freio motor para reduzir a velocidade do veículo. Algumas vezes nem é necessário voltar a acelerar, pois o semáforo fica verde antes mesmo do veículo parar totalmente. Contudo, apenas a mudança de atitude já contribui para reduzir o consumo nesses casos.

6. Evite o ponto morto
Outra atitude que prejudica suas tentativas de melhorar os quilômetros rodados com um litro é o uso da famosa “banguela”.

Muitos motoristas, ainda acostumados com carros carburados, acreditam que colocar o carro em ponto morto nas descidas auxilia na economia de combustível. No entanto, a tecnologia evoluiu e, atualmente, a maior parte dos carros possui injeção eletrônica.

A calibragem desse sistema já está adaptada para reduzir a injeção de combustível quando você tira o pé do acelerador na descida. Nesse caso, se você deixar o carro na “banguela”, ele interpretará que em breve será necessário acelerar de novo e injetará mais combustível.

7. Cuidado na hora de comprar combustível
Muitas vezes acabamos iludidos pelo preço do combustível e abastecemos em postos que não estamos acostumados.

Ao ser descuidado, o risco de encontrar combustíveis adulterados é maior. Isso pode comprometer não só o seu orçamento, mas também prejudicar outras peças do seu veículo. Sendo assim, busque sempre postos de gasolina confiáveis.

Outro ponto de atenção é a manutenção dos filtros de ar e de combustível. É bem comum que esses componentes sejam ignorados pelos motoristas, afinal, essas peças não apresentam problemas sensíveis ao condutor pelo desgaste. O principal efeito — aumento da taxa de consumo de gasolina — só aparece aos motoristas mais atentos.

Com simples mudanças de hábitos na direção será possível economizar combustível e ainda garantir mais segurança na direção. Esteja atento à sua conduta e esteja em dia com a manutenção do seu veículo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Curiosidades