Cidades

Conferência do Idoso de Jales debateu os desafios do envelhecimento no século XXI



O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Aparecido Benedito, a assistente social municipal Daniela Nunes, o prefeito Flá e o Bispo Dom Reginaldo participaram das discussões

Com o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveram na última quinta-feira, 28 de março, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Jales.

 

O evento foi realizado Centro Pastoral da Catedral e reuniu idosos de todo o município, o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, o Bispo Dom José Reginaldo Andrietta, o presidente do CMDPI, Aparecido Benedito, a assistente social municipal Daniela Nunes, representantes da sociedade civil organizada e comunidade, que puderam participar dos debates e avaliações das ações dirigidas à terceira idade.

 

As atividades começaram pela manhã com credenciamento; café da manhã; abertura com formação da mesa de autoridades; Palestra “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”; discussão de grupos; apresentação de propostas e eleição dos delegados para conferência estadual com previsão de acontecer em agosto, em cidade a ser definida pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

As Conferências são os instrumentos da democracia contemporânea e espaços de articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam para diretrizes e medidas que garantam os direitos fundamentais dos idosos por diversas frentes como saúde, assistência social, transporte, educação, cultura, moradia, previdência social, esporte e lazer. É através delas que são verificadas se as ações estão acontecendo conforme a lei (Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, Políticas estaduais e municipais da Pessoa Idosa).

 

O prefeito Flá ressaltou a importância da terceira idade para a construção de Cidadania na sociedade e a atuação da Prefeitura na garantia de um envelhecimento digno. “Devemos às pessoas idosas a nossa humanidade, pois foram pessoas que construíram as bases para estarmos aqui e hoje e pensar em políticas públicas para a população é assegurar que exista a transformação social, garantindo o desenvolvimento humano e a promoção de igualdades”.

 

O evento teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Lar dos Velhinhos, e Diocese de Jales.

 

Image alt

Mais sobre Cidades