Cidades

Cidades da região decretam lockdown para frear pandemia



Cinco cidades da região de Catanduva começaram a ter lockdown nesta segunda-feira, 14, para tentar frear o aumento de contaminações pela Covid-19. As prefeituras de Ariranha, Itajobi, Palmares Paulista, Santa Adélia e Tabapuã publicaram decretos com medidas restritivas que suspendem atendimento presencial até em supermercados a partir desta segunda-feira até o próximo domingo, 20.

Catanduva, Marapoama e Paraíso também anunciaram que vão entrar em lockdown nesta semana proibindo, inclusive, a comercialização de bebidas alcoólicas pelo delivery. "Os hospitais de referência estão lotados e não tem mais vagas, vamos ter que decretar lockdown. Vamos fechar pensando em salvar vidas", disse o prefeito de Paraíso, Toninho Sgobi, em live nas redes sociais.

Outras cidades da região, como Elisiário, Uchoa, Novo Horizonte, Novais, Catiguá e Embaúba também endureceram medidas restritivas como forma de conter o aumento de contaminados. As proibições vão da suspensão de missas e cultos até restrição do número de pessoas em supermercados.

Em Palmares Paulista, a prefeitura montou até barreiras sanitárias para barrar a entrada de visitantes. Quem chega precisa ter a temperatura aferida e responder a um questionário sobre possíveis sintomas da Covid-19. Na cidade, durante uma semana, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais, atividades religiosas, bancos e lotéricas ficarão suspensos de atender presencialmente. Apenas farmácias, postos de combustível e unidades de saúde funcionarão.

Já em Tabapuã, estabelecimentos comerciais, inclusive supermercados, minimercados, mercearias e farmácias começaram a funcionar somente no modelo delivery nesta segunda-feira. A cidade também decretou lockdown após confirmar 27% dos casos positivos pela Covid-19, desde o início da pandemia, em maio. Atividades religiosas e aulas presenciais também foram suspensas.

Outra cidade que também decretou lockdown foi Itajobi, suspendendo todas as atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços, atividades bancárias, da administração pública e a locomoção de pessoas, com exceção de atividades consideradas essenciais, como necessidades inadiáveis e urgências, entre os dias 14 e 20 de junho.

Durante a vigência do decreto municipal, estão autorizados de funcionar em Itajobi, apenas na modalidade delivery: supermercados, casa de carne e açougues, padarias e casa de lanches, comércio atacado e varejista de hortifrúti, estabelecimentos de distribuição de água, gás e construção civil.

Os decretos na região são variados. Enquanto algumas cidades endureceram de forma mais rígida as medidas, outros prefeitos optaram por regredir os municípios da fase de transição para a fase vermelha do Plano São Paulo. Em Ariranha, por exemplo, durante o lockdown está proibida a venda de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento comercial, "devendo permanecer fechado bares, botecos, conveniências e estabelecimentos que tenham como atividades principal a venda deste tipo de produto", diz o decreto.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Cidades