Curiosidades

Chuva de meteoros: astrônomo dá dicas para observar fenômeno na região nesta semana



Uma chuva de meteoros promete enfeitar o céu do noroeste paulista nesta semana. Trata-se da Eta Aquáridas, que ocorre quando a Terra atravessa o rastro de poeira deixado pelo Cometa Halley.

De acordo com o astrônomo de Nhandeara (SP) Renato Poltronieri, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o pico da chuva de meteoros vai ocorrer entre quinta (5) e sexta-feira (6).

“A constelação de Aquário, de onde vem esta chuva, surge antes de amanhecer do dia 6. Então, se quiser ver algo, tente observar a partir das 3h30. Sempre procurando observar o céu em local mais limpo, sem poluição luminosa. O interior sempre favorece por ter cidades pequenas”, explica Renato.

“Pode ocorrer um aumento no número de meteoros. Porém, nos últimos anos, essa chuva está meio fraca [entenda mais abaixo]. Os cálculos indicam até 40 meteoros por hora, mas não podemos confiar nisto e sim apenas observar.”

A chuva de meteoros Eta Aquáridas começou no dia 21 de abril, vai até 12 de maio e tem melhor visibilidade no Hemisfério Norte. Porém, no Brasil é possível prestigiar o fenômeno em condições ideais, segundo o astrônomo. Confira:

  • Opte por observar o céu no horário de pico da chuva de meteoros, a partir das 3h30 dos dias 5 e 6;
  • Vá a uma área onde não haja poluição luminosa;
  • Acompanhe se não há previsão de chuva, pois dificulta a visibilidade dos meteoros;
  • Para facilitar a localização da Constelação de Aquários há aplicativos que “escaneiam” o céu, como o Star Chart, Stelarium e Star Walk;
  • Não há necessidade do uso de lunetas ou telescópios.

“Aqui em Nhandeara eu tenho seis câmeras monitorando o céu, desde 2014, e não temos mais chuvas maravilhosas como antes. A cidade com baixa poluição luminosa, no caso em Nhandeara ou proximidades de Votuporanga, continua sendo um bom local para observar”, diz Renato.


Fonte: G1


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades