Geral

Casal faz vaquinha para tratamento de bebê com doença rara



O casal rio-pretense Danielle Otília Lourenço Moreira e Guilherme Henrique Calixto criou uma vaquinha online para ajudar a custear o tratamento de seu filho: o pequeno Henry Lourenço dos Santos, que possui a Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE), cardiopatia rara e grave que Danielle descobriu na 22ª semana de gestação.

Com 2 meses e meio de vida, o bebê, agora, está internado na enfermaria do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), mas chegou a ficar dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É que logo no terceiro dia de vida, Henry, que basicamente não tem o lado esquerdo do coração desenvolvido, passou por sua primeira cirurgia, chamada de Norwood clássico com reconstrução.

O procedimento foi realizado junto a um Blalock-Taussig, em que se colocou um tubo conectando o tronco braquiocafálico à artéria pulmonar direita, além de outras técnicas que exigem cuidado e observação até que aconteça a segunda cirurgia prevista para ele no quinto mês de vida: o Glenn.

Por conta disso, o médico responsável pelo tratamento, Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do HCM, recomendou que ele fique no hospital pelo menos até o novo procedimento. Mas os cuidados e gastos com Henry não vão parar por aí. Entre o segundo e terceiro ano de vida, a criança precisará passar, ainda, por uma terceira cirurgia, chamada Fontan, em que ocorrerá a correção total da cardiopatia.

Enquanto isso, Danielle e Guilherme precisam investir em um tratamento especializado, que inclui acompanhamentos com fonoaudiólogo, neurologista, terapia ocupacional, fisioterapia, equipamentos necessários para o tratamento e dieta diferenciada, como o uso do leite "Infatrini", produto que segundo a mãe de Henry não é fornecido pelo governo.

Além disso, Danielle, que trabalha como atendente de telemarketing, disse que entre os remédios receitados para o filho, que são de 10 a 13 por dia, apenas quatro estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que exigirá que a dupla tenha um gasto com o pequeno por pelo menos três anos estimado em R$ 45 mil. Até o momento, os dois conseguiram R$ 9,4 mil. Para ajudar, basta acessar o link e contribuir. O telefone de contato de Danielle é o (17) 99162-8424.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Geral