Saúde

Campo Grande (MS) vai testar mosquitos que combatem a dengue



A cidade de Campo Grande (MS) será a segunda no país a testar uma técnica inovadora para prevenção da dengue e outras doenças carregadas pelo mosquito Aedes aegypti, como chikungunya e zika. Trata-se do Método Wolbachia, uma nova estratégia de ação do Ministério da Saúde. A Wolbachia é um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti. Esse microrganismo reduz a capacidade de o mosquito transmitir dengue, Zika e Chikungunya. Desta forma, o Wolbachia foi inserido em mosquitos para que eles se misturem à natureza e aos outros mosquitos e, assim, diminuam o número de casos dessas doenças. Cerca de 2.500 profissionais de saúde, entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, estão recebendo capacitação para atuar nas ações de vigilância, incluindo a mobilização da população nesta nova estratégia. Nessa segunda-feira (17), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou o documento que formaliza a participação de Campo Grande na iniciativa e explicou que a dengue se combate com prevenção.  

“A dengue só tem um caminho: prevenção! Se você não consegue prevenir e, às vezes, é difícil mesmo, nosso estado tem clima tropical, chuvas de verão, calor intenso... Todos os anos que entra o vírus que não estava circulando, o mosquito está presente, pega carona no vírus, as pessoas não tem imunidade e dá um número enorme de dengue”.

Durante a solenidade na capital do Mato Grosso do Sul, o ministro Mandetta entregou 80 equipamentos (entre monitores de sinais vitais e desfibriladores) para reforçar o atendimento à população em unidades de saúde de 42 municípios do estado. Esses equipamentos são usados, principalmente, na remoção de pacientes, em UTI’s, pronto-socorro e enfermarias. Nos próximos dias, serão entregues cerca de 230 equipamentos a outros três estados: Roraima, Rondônia e Paraíba. Ao todo, são 321 equipamentos distribuídos neste ano com investimento de quase dez milhões de reais. 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde