Saúde

Cadip inicia campanha de prevenção à Hanseníase



O mês de janeiro é dedicado à campanha chamada “Janeiro Roxo”, que realiza ações preventivas e de diagnóstico da Hanseníase. Em Fernandópolis, os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Cadip(Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias).

No ano de 2019 o município de Fernandópolis diagnosticou 73 casos de Hanseníase. Conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica e transmissível. Atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante.

A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar no ranking dos países com mais casos, ficando atrás da Índia. E a falta de informação é mais um dos problemas que dificultam o controle da doença no país. Anualmente, são diagnosticados cerca de 30 mil novos casos, número similar aos novos casos diagnosticados, por ano, de HIV e AIDS.

De 20 a 31 de janeiro serão realizadas atividades de orientação e panfletagem nas salas de espera de alguns serviços de saúde do município (AME – Ambulatório Médico de Especialidades;Rede de Habilitação Lucy Montoro; UPA – Unidade de Pronto Atendimento;Caps – Centro de Atenção Psicossocial; Cadip, entre outros).

No dia 25 a equipe do Cadip oferecerá orientações e panfletos na Praça Joaquim Antônio Pereira, Centro da cidade, com o Dr. Ônibus – Unidade móvel.No dia 29haverá palestra na Rede Lucy Montoroe também no AME.De 20 a 31 serão desenvolvidas atividades com os pacientes já diagnosticados no Cadip (com fisioterapeutas e na sala de espera).No dia 30 a Unidade Móvel (Dr Ônibus) estará na padaria São Francisco, das 17 às 20h, realizando avaliação de pacientes com suspeita (triados pela UBS Ipanema, orientando e fazendo teste rápido).

SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES DA HANSENÍASE
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas;

Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas;

Inchaço de mãos e pés;

Diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos;

Úlceras de pernas e pés;

Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos;

Febre, edemas e dor nas articulações;

Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz;

Ressecamento nos olhos.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Saúde