Geral

Assistência realiza ações pelo ‘Dia contra o Trabalho Infantil’



RN

Junho foi o mês de conscientização sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, e o Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Social ‘Os Sonhadores’, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS e CRAS Recanto dos Oitis desenvolveram, durante todo o mês, várias ações com as crianças e adolescentes que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e suas famílias. 

Os jovens receberam orientação sobre o tema com a orientadora social do ‘Sonhadores’, Rosana Cristina de Matos Cerosi, que, por meio de roda de conversa e exibição de vídeos, esclareceu dúvidas e desmitificou muitos aspectos. Também foi realizada uma dinâmica em grupo favorecendo a reflexão sobre os ‘sonhos abandonados’ devido ao trabalho infantil. 

Os familiares e comunidade também participaram de uma brincadeira com os usuários, onde os familiares deveriam separar imagens escolhidas aleatoriamente e informar se determinada situação era ou não um caso de trabalho infantil, o que gerou grande discussão no grupo. 

Os usuários puderam ainda conferir de perto a exposição itinerante “Um mundo sem Trabalho Infantil” promovida pelo JEIA – Juizado Especial da Infância e da Adolescência no Shopping Center Fernandópolis, onde conheceram todo o histórico dessa problemática, recebendo da equipe do CREAS materiais para levarem para casa e fazerem atividades com suas famílias. 

A orientadora social Rosana Cristina de Matos Cerosi produziu um vídeo sobre a campanha com a colaboração de todos os usuários reforçando o trabalho realizado durante todo o mês. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=qmivz-Z9fqQ&t=38s 

HISTÓRIA 

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. 

Para marcar a data, todos os anos é proposto um tema sobre uma das formas de trabalho infantil para realizar uma campanha de sensibilização e mobilização da população. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. 

As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com os Fóruns Estaduais e suas entidades membros.


Mais sobre Geral