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ACIF apresenta Projeto Repensando Fernandópolis 2025



Leonardo Volpati apresentando Repensar Fernandópolis 2025

A Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) lançou no último sábado, 30 de novembro, o Projeto Repensando Fernandópolis 2025, que fará parte do Plano Diretor Estratégico do município, durante uma audiência pública na escola Coronel, com a presença do prefeito André Pessuto.

Para contribuir com a cidade, a associação apresentou para autoridades locais do poder legislativo e executivo, soluções nas áreas de desenvolvimento econômico. O plano prioriza o trabalho em conjunto entre entidades privadas e públicas com foco em Fernandópolis, com soluções viáveis, práticas e atingíveis.

O projeto surgiu através de consultoria com foco em dados, em parceria entre a Levels Inteligência, LNV (Lima, Nunes e Volpati) e ACIF. O plano diretor estratégico 2025 foi criado com o objetivo de desenvolver, de forma pensada e estratégica os principais setores econômicos da cidade. Todo o projeto foi elaborado após estudos técnicos e pesquisas comparando Fernandópolis com os 144 municípios de porte semelhante (60 a 80 mil habitantes) e também com os municípios da região.

Na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, foi apresentado na sede da ACIF para à sociedade fernandopolense o projeto com os potenciais econômicos e oportunidades de desenvolvimento do município. “O foco da associação é junto ao poder público criar políticas públicas e sociais melhores, mais próximas da realidade e das necessidades locais”, destacou o presidente da Associação, Mateus Morales.

Com o apoio da consultoria especializada realizada pela Levels Inteligência, o estudo buscou definir o perfil e os potenciais econômicos de Fernandópolis. “Fernandópolis precisa dar um passo a mais com metas definidas, com propostas e vantagens competitivas que a cidade possui, só com união de esforços avançamos e crescemos”, afirmou o advogado Leonardo Volpati, responsável pelo plano diretor estratégico. Leonardo ainda destacou a importância do Plano diretor para o desenvolvimento da cidade garantindo o norte do desenvolvimento, “temos que pensar no suporte ao planejamento socioeconômico”, disse Volpati.

O Presidente da ACIF, Mateus Morales, acredita na implantação de soluções inspiradas em outros municípios e com resultados concretos para o crescimento econômico de Fernandópolis. “Precisamos buscar inspiração em lugares que tiveram soluções que se mostraram exitosas. Tenho certeza que este planejamento estratégico vai ajudar no desenvolvimento de Fernandópolis”, disse Mateus.

O estudo socioeconômico projeto “Repensando Fernandópolis 2025” contém, principalmente, as seguintes informações:

1. Nível de instrução de colaboradores por área econômica de Fernandópolis;
2. Valor Adicionado Bruto (VAB) de cada área econômica;
3. Nível de crescimento do VAB e do PIB em série temporal.
4. Comparativo entre crescimento econômico de cada setor econômico disposto em série temporal.
5. Tipo de empregos mais demandados e grau de dependência econômica por setor econômico;
6. Nível salarial e distribuição de renda por setor econômico.
7. Nível de especialização e impacto sobre a economia.
8. Comparativo de dados entre 144 municípios de mesmo porte no Brasil (60 a 80 mil hab)
9. Comparativo de dados entre municípios da região noroeste paulista.
10. Regressão linear para identificar insumos que geram desenvolvimento de setores estratégicos.

Presidente da ACIF apresentando o Projeto para a sociedade Fernandopolense

PRINCIPAIS PROPOSTAS RESULTANTE DOS ESTUDOS DO PROJETO REPENSANDO FERNANDÓPOLIS E APRESENTADOS PARA O NOVO PLANO DIRETOR

Diretrizes e Metas para área do Comércio de Fernandópolis.

Modernização do centro comercial de Fernandópolis (PRINCIPAL PROPOSTA).
Capacitação e estímulo para empreendedores para a abertura de novos negócios;
Capacitação de colaboradores para aprimoramento do atendimento e gestão de novos negócios;
Meta prevista no plano diretor estratégico:  “Favorecer a abertura de, pelo menos 1.000 novas empresas, devendo gerar, ao menos, 2.000 mil empregos até 2025.”

Diretrizes e Metas para área Industrial de Fernandópolis.

1. Revitalização da infraestrutura disponível para os distritos industriais (PRINCIPAL PROPOSTA).
2. Abertura de Novos distritos industriais com a infraestrutura necessária (em especial Água, Esgoto e Energia Elétrica suficientes).
3. Aprimoramento do Grupo de Análise de Empreendimentos – criação de critérios objetivos na concessão de áreas e benefícios ao empreendedor.
4. Promoção do Sistema de Inspeção Municipal como diferencial para área industrial.

Diretrizes e Metas para área de Serviços de Fernandópolis

1. Política de capacitação de novos trabalhadores através de elaboração de um calendário de eventos, cursos e capacitações sobre novos negócios.  (PRINCIPAL PROPOSTA)
2. Apoio das associações civis fornecendo sugestões de formato e conteúdo do calendário de cursos e capacitações.
3. META: A política de desenvolvimento estratégico do Setor de Serviços terá como objetivo final a promoção de parcerias de capacitação de, pelo menos, 2.000 novos trabalhadores e empreendedores, favorecendo a possibilidade de abertura de novos negócios e agregação de valor aos negócios já existentes;

Diretrizes e Metas para área de Turismo de Fernandópolis

1. O aumento de 100% da capacidade de hospedagem mapeada no inventário turístico municipal; (PRINCIPAL PROPOSTA)
2. Criação do Plano Diretor Turístico;
3. A promoção das atrações apontadas pelo inventário turístico municipal;
4. A criação de novas atrações que possuam potencial turístico;
3. O desenvolvimento do turismo de balneário e turismo rural;
4. A articulação entre as políticas de desenvolvimento estratégico comercial e de serviços a fim de agregar valor ao turismo local;
5. A manutenção do município de Fernandópolis no Mapa de Interesse Turístico Estadual;
6. O credenciamento do município de Fernandópolis nos programas de repasses de recurso do governo federal;
A articulação com a Embratur e órgãos de promoção estadual a fim de promover Fernandópolis como instância turística da região dos Grandes Lagos;

• Os critérios de caracterização de região de influência econômica serão:    

• I - Dependência comercial;
• II - Dependência na prestação de serviços;
III - Levantamento de dados sobre pessoas, provenientes de outros municípios, que possuam relação econômica com Fernandópolis;

8. Criação da  Zona de Interesse Turístico é caracterizada pelas áreas, previamente mapeadas, e que constam de concentração de monumentos e áreas de potenciais turísticos.

I - Áreas do entorno de clubes com potencial turístico;
II - Áreas do entorno do Centro de Exposições de Fernandópolis;
III - Áreas que possam vir a desenvolver o turismo rural;

Parágrafo único. A lei de uso do solo deverá promover a melhor adequação de modo a favorecer o turismo rural e o turismo de balneário.

Diretrizes e Metas para a área de Regularização Fundiária em Fernandópolis

I - Regularizar os assentamentos ilegais e titular seus ocupantes;
II - Fiscalizar a circunscrição municipal para coibir o surgimento de novos assentamentos ilegais;
III - Conscientizar a população das limitações legais ao uso do solo.

1. Promoção de condomínios fechados em áreas no entorno do município. Nos casos que a lei de uso do solo, opte pela modalidade de condomínios fechados, a concessionária deverá comprometer-se a custear, executar e manter as redes de infraestruturas obrigatórias para loteamentos, previstas nesta Lei, e suplementarmente custear e executar.
2. Em regiões de chácaras de uso recreativo ou de lazer, deverá o poder público atualizar a legislação de uso do solo de modo a delimitar o limite de fracionamento e a modalidade e responsabilidade dos condomínios.
3. Meta: A política de desenvolvimento estratégico Fundiário terá como objetivo final a promoção de parcerias para a regularização de, pelo menos, 25% dos imóveis urbanos irregulares. 


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