Cidades

Lobo-guará com sinais de desnutrição é salvo no interior de SP



Um lobo-guará macho foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental nesta quarta-feira (24), no centro de Lourdes, interior de São Paulo. O animal, que exibia feridas e claros sinais de desnutrição, foi encaminhado para a Mata Ciliar de Araçatuba. Após avaliação veterinária, foi constatado que ele sofria de sarna e necessitava de cuidados imediatos.

A Mata Ciliar, instituição encarregada do cuidado do animal, informou que na manhã de quinta-feira o lobo-guará já apresentava melhoras significativas. Ele começou a se alimentar sozinho e recebeu suplementos nutricionais para ajudar na recuperação de sua massa corporal.

Espécie considerada ameaçada de extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Caracteriza-se pelo comportamento dócil e alimentação onívora, variando entre roedores, frutas e mel.

Historicamente, o lobo-guará enfrenta desafios como a perda de habitat e a caça ilegal, intensificadas por mitos e superstição. Por conta disso, ainda é caçado em algumas regiões do Brasil, sob a crença equivocada de proteção a pequenos animais e aves domésticas.

A Associação Mata Ciliar alerta sobre o aumento de casos de animais silvestres com infecções e ressalta a importância de cuidados com animais domésticos para evitar a propagação de doenças. O lobo-guará continua em tratamento e sob observação dos especialistas, que estão otimistas quanto à sua recuperação completa.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Siga o canal "RegiãoSP - Canal de Noticias " no WhatsApp

Mais sobre Cidades